O presidente da Ascoob/Central,Robson Sena (Dest.)confirmou o apoio do sistema Ascoob, a candidatura do presidente da Confederação das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária (COFESOL), José Paulo Crisóstomo, a deputado estadual. Segundo ele,a decisão foi do colegiado de presidentes, integrado por 13 cooperativas de créditos,totalizando 65 associados das integrantes do sistema e 15 mil das convidadas.
O lançamento da pré-candidatura de Zé Paulo aconteceu durante a assembleia anual do Sistema ASCOOB Itapicuru no último sábado na cidade de Cansanção.Segundo Robson Sena, foi feita uma avaliação do atual quadro da política no estado e a necessidade de um projeto político dos movimentos sociais, se tomou a decisão de Zé Paulo sair candidato a deputado estadual e não federal, como aconteceu em 2010,quando obteve mais de 22 mil votos.
Sena vem coordenando pessoalmente este trabalho de articulação e garante que vem conversando, em especial com o PT, para os “casamentos” com candidatos a deputados federais, a exemplo de Yulo Oiticica, que vem trabalhando uma candidatura para federal. Segundo Robson, com Yulo já está tudo acertado, inclusive já colocou dois assessores a serviço de Zé Paulo e está avançando as conversas com o deputado federal Amauri Teixeira para marcharem juntos na micro de Jacobina e todo território do piemontê.
Robson sinalizou também conversar com o prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, para que seja feito o mesmo trabalho no território do sisal, numa “casadinha” com Moema Gramacho, nome trabalhado por Cardoso. Também no território do sisal, estão acontecendo entendimentos com Elisangela Araújo 1ª Coordenadora Fetraf Brasil/Cut, natural de São Domingos e que vem trabalhando a candidatura para deputada federal.
“Nós não oficializamos uma candidatura única para federal, pois, preferimos deixar cada território a vontade, desde que possamos fechar com Zé Paulo, pois sua vitória é uma necessidade do movimento,já que ele tem o cooperativismo e agricultura familiar e solidária no sangue e na alma. Precisamos de um parlamentar com este perfil para nos representar e falar em nome do movimento”,ressaltou Sena.
Ao final da assembleia, Robson, pediu que Zé Paulo levantasse e reafirmou que ele podia contar com o sistema Asccob e convocou a todos para integrar nesta linha. Zé Paulo acatou a ideia e confirmou que o sentimento de todo movimento da agricultura familiar é ter um representante na Assembleia e garantiu que vai cumprir esta tarefa e materializar este sentimento.
Zé Paulo ainda não conversou com o pré-candidato a governador do PT Rui Costa sobre a decisão do sistema Asccob e disse que está mais fortalecido, pois, segundo ele, será candidato único do sistema, com a desistência de Urbano de Carvalho, ex-secretário da Agricultura de Conceição do Coité e da ex-prefeita de Itiúba, Cecilia Petrina. “Estou conversando com a companheirada de Itiúba, acreditamos que poderemos receber seu apoio e também estamos conversando com Urbano, pois trata-se de uma liderança muito importante e será fundamental neste projeto”, falou Zé Paulo.
Questionado sobre o apoio de Urbano de Carvalho em Conceição do Coité, Zé Paulo disse que ele irá apoiar a reeleição de Joseildo Ramos por uma decisão do PT local, mas será importante em outros municípios do território do sisal.
Zé Paulo finalizou dizendo eu vem realizando uma pré-campanha nos territórios do Piemontê, norte do Itapicuru,Diamantina, sisal, Bacia do Jacuípe, Sisal, recôncavo, baixo Sul, em especial no Portal do Sertão.