Neste fim de semana, as plenárias de elaboração do Programa de Governo Participativo (PGP) 2014, do Partido dos Trabalhadores (PT), chega, às cidades de Itaberaba (5) e Ipirá (6), com as presenças dos pré-candidatos Rui Costa (governo estadual), João Leão (vice-governo estadual) e Otto Alencar (Senado Federal) . O primeiro encontro vai discutir melhorias para os territórios Piemonte do Paraguaçu e Chapada Diamantina. Já em Ipirá, a plenária representa o retorno do PGP aos territórios Bacia do Jacuípe e Sisal, a fim de compilar as propostas já trabalhadas pelo grupo de trabalho regional, que vão compor o programa.
Os encontros acontecem, respectivamente, no Clube dos Sargentos (Itaberaba) e no Parque Aquático da Fundal (Ipirá), sempre às 9h. Ao longo das doze plenárias já realizadas, o PGP 2014 mobilizou cerca 20 mil pessoas de 24 territórios de identidade.
Para Rui Costa, um programa de governo participativo representa uma demanda da própria sociedade, que quer fazer parte das decisões políticas ativamente. “Teremos um programa que tem a cara do povo, que reflete os desejos do povo. Será um programa feito a milhares de mãos”, enfatizou.
O ato político do PT terá a participação dos partidos aliados às pré-candidaturas. São eles: PSD, PCdoB, PDT, PP, PR, PRB, PSL, PTB e Solidariedade.
A população também pode acompanhar a elaboração do programa e participar por meio da internet; o site é www.pgp2014.com.br. E os perfis nas redes são: Facebook (/PGP2014) e Twitter (@PGP2014BA).
Já foram realizadas plenárias que discutiram as macrorregiões de Feira de Santana, Serrinha, Vitória da Conquista, Guanambi, Juazeiro, Itabuna, Teixeira de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Irecê, Barreiras e Paulo Afonso.