Fruto de intuição espiritual através dos jovens retirolandenses Enézio de Deus e Paulo Santos, renasceu o desejo de que fosse fundado, em Retirolândia-BA, o seu primeiro centro espírita (portanto, kardecista) – vez que, há décadas, houvera tentativas de fundação e as sementes lançadas não germinaram naqueles momentos, porque tudo se dá conforme os sábios desígnios divinos.
Contando com o incondicional apoio da sua esposa Ângela, das suas filhas, da sua tia D. Zirinha (esposo e filhos dessa), Paulo se uniu a Enézio e, juntos, entraram em contato com o Conselho Regional Espírita 06 / FEEB – responsável pela região sisaleira (o CR-06), atualmente coordenado pelo irmão Genilson Souza (do CEDCC / Centro Espírito Deus, Cristo e Caridade), cuja sede fica no município de Serrinha-BA.
O referido Conselho confirmou que Retirolândia era das poucas cidades (dos 18 municípios abrangidos pelo CR-06) que ainda não tinha o seu centro espírita fundado e se disponibilizou a ofertar os apoios institucional e espiritual que fossem necessários rumo à possível concretização do desejo da Espiritualidade, representada pelos co-fundadores retirolandenses.
De retorno a Retirolândia, na estrada que liga as cidades de Riachão do Jacuípe a Conceição do Coité, no dia 21 de dezembro de 2012, após cantar e tocar em palestra proferida pela irmã Mariete na primeira cidade mencionada, a Ir. Luíza, mentora de Enézio, ofertou-lhe, mediunicamente, nítida visão do terreno do centro espírita, desse já devidamente fundado e funcionando, solicitando-lhe que consultasse os irmãos (Paulo, em especial), para que o centro espírita prestasse uma especial homenagem a quem ela chamou, naquele instante, de “apóstolo da mediunidade e da caridade máximas com Jesus, na Pátria do Evangelho: Chico Xavier” – segundo ela, um dos mentores do projeto e do futuro centro.
Como não havia uma sede própria, após diversas reuniões no galpão da escola pública de ensino Antônio Militão Rodrigues (situada na Rua 31 de Março / Retirolândia-BA, onde está também situada a casa dos pais de Enézio e o Hospital onde o médium e escritor retirolandense nasceu), com todos os encontros diretamente coordenados pelo Conselho Regional 06 e contando com as presenças progressivas de irmãos espíritas de cidades vizinhas (com os seus fundamentais apoios: os de Santa Luz e os de Serrinha em especial), em setembro de 2013, finalmente, foi fundado – com ata constitutiva / de instalação lavrada – o Centro Espírita Chico Xavier, cuja primeira e atual sede fica sob a residência do casal co-fundador do centro Ângela e Paulo (esse, primeiro e atual Diretor-presidente do CECX), na rua Belo Horizonte, nº 35, bairro: Pocinho, Retirolândia-BA.
Com apoios outros, do mesmo modo imprescindíveis e relevantes, de outros irmãos, que já vinham participando das reuniões e, pois, fortalecendo o projeto – a exemplo do casal Pathy e Genivan Barreto (esse, atual Vice-presidente do CECX) -, bem como apoios especiais de outros irmãos espíritas ou da Doutrina Espírita estudiosos (a exemplo de D. Bete, Mércia, Marcia, Alex e outros), o Centro Espírita Chico Xavier, com as bênçãos de Deus e de Jesus, ganhou corpo autônomo de funcionamento e, atualmente, possui atividades semanais fixas.
O CECX, portanto, tornou-se uma luminosa realidade em nossa Retirolândia, espaço aberto para acolher todas as pessoas, indistintamente, a partir do que o nosso querido irmão Edinho (“Grande” – desencarnado) de Valente-BA, um dos entusiastas e batalhadores espirituais pela fundação do CECX, chamou de “importante bandeira branca – da paz – fixada em solo retirolandense” (via mensagem mediúnica psicofônica recebida pelo médium Enézio de Deus em 2012, transcrita, no mesmo instante da comunicação, pelo seu amigo e advogado coiteense, Dr. Marcio Mascarenhas).
Rendemos graças ao Pai Celeste pelas luzes de Cristo, através do Consolador Prometido, hoje reforçadas em Retirolândia-BA pela presença do CECX: mais um retiro de culto a Jesus, que soma os espíritas dessa cidade a outros cristãos retirolandenses, nas desafiadoras tarefas da evangelização, do bem, do respeito, do serviço e do amor incondicionais.
Muito origado, oh Altíssimo, nosso Deus da Vida!
Muito obrigado, Jesus: O nosso Modelo Maior e Guia Excelso!
Obrigado, Kardec, Chico e todos os mentores espirituais do nosso Centro!
Retirolândia-BA, abril de 2014 / Equipe do CECX.
Texto: Enésio de Deus