Em anos eleitorais, o atendimento ao público para operações como revisão de dados, mudança de local de votação e alistamentos eleitoral, é suspenso cinco meses antes do pleito, em função dos preparativos das eleições.
Assim, quem tiver pendências eleitorais tem até o dia 7 de maio para regularizá-las no Cartório Eleitoral de seu município. Certidões de quitação e consultas podem ser realizadas no site www.tse.jus.br
Documentos:
Jovens que completarão 16 anos até o dia 5 de outubro, podem se tornar eleitores, mas seu voto é facultativo. Pessoas do sexo masculino com mais de 18 anos devem alistar-se e, para tanto, basta apresentar a Reservista, acompanhado de comprovante de residência e documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho ou outro documento que não seja a Carteira de Motorista).
Atenção, somente neste caso – maiores de 18 anos, na primeira inscrição – não é aceita a carteira de motorista como documento de identidade, pois este documento não consta a naturalidade!
Para alteração de dados como o nome de solteira, estado civil ou profissão basta apresentar original e cópia da identidade ou outro documento com foto. Se o documento ainda não estiver modificado com as alterações, serão exigidos documentos complementares, como a certidão de casamento.
Na transferência de título de outro município ou revisão de título cancelado são exigidos um comprovante de residência, bem como documento oficial com foto.
São aceitos como comprovantes de residência certidão de matrícula escolar, contas de água, luz ou telefone fixo em nome do requerente ou de seus pais, irmãos e tios, comprovando o parentesco documentalmente. Atenção comprovante de residência apresentado deve ser de no mínimo 03 meses e no máximo 01 ano antes do requerimento. Ademais, todos os documentos devem ser apresentados em cópia e original.
O Cartório Eleitoral de Conceição do Coité está localizado na Rua Gregório Amâncio, 151 – Olhos d’ Água, mesma rua do Colégio Projeção, e funciona de 08 às 14 horas.
Redação CN