Realizada há mais de 80 anos, a Procissão do Fogaréu – que acontece na Quinta-feira Santa – é um ápice da Semana Santa em Serrinha, município localizado a 182 km de Salvador. Durante a procissão, no dia 17, as ruas da cidade ficarão completamente iluminadas por luzes de velas, carregadas pelos fiéis.
De 13 a 20 de abril, moradores e turistas celebram a Paixão e Ressurreição de Jesus Cristo com atos religiosos, que, este ano, têm como tema Os Passos da Paixão. Para abrir a programação, no domingo (13), às 8h, haverá a bênção dos fiéis, na Praça Luiz Nogueira, seguida da Missa de Ramos, às 9h, na Catedral da Senhora Santana.
Na terça-feira (15), será realizada a Missa dos Santos Óleos, às 19h. O ritual consiste em ungir os católicos, consagrando suas vidas a Deus. Mais tarde, às 20h30, Vinicius Marques faz apresentação de piano na mesma igreja. Já na quarta-feira (16), a Catedral de Serrinha será ponto de partida de uma caminhada penitencial, às 19h.
Na Quinta-feira Santa (17), a partir das 19h, além do Fogaréu, haverá a Missa do Lava-Pés e a encenação da Paixão de Cristo, na Catedral. Já na Sexta-feira da Paixão (18), a programação começa às 6h, com a caminhada da Via Sacra da Vila de Fátima até o Monte Guarani. À tarde, a Celebração da Paixão acontece na Catedral, às 15h30. A Procissão do Senhor Morto, com saída às 19h, e a encenação da Paixão de Cristo, às 20h, na Praça Luiz Nogueira, marcam a noite.
O Sábado de Aleluia (19) é dia da Vigília Pascal, que será iniciada às 20h, na Catedral. Na oportunidade, homens, mulheres e crianças rezam enquanto aguardam a chegada do domingo de Páscoa. Às 22h, a Banda Dominus faz show na Praça Luiz Nogueira.
No Domingo de Páscoa (20), às 10h, ocorre a Missa Pontifical. A Caminhada da Ressurreição e a Banda Manto Azul, que se apresenta em um trio elétrico, completam a programação, que se encerra às 19h, com a Missa de Páscoa.
Informações: SETUR/ fotos: Arquivo CN