O município de Tucano recebeu mais seis médicos cubanos e agora passa a oferecer cem por cento de cobertura nas unidades de saúde, uma conquista inédita para a população tucanense.
Segundo o prefeito Igor Nunes, há um ano quando foi dito que o governo municipal garantiria assistência médica total para as comunidades, muitas pessoas julgaram impossível. “É mais um compromisso que nós assumimos com o povo tucanense e agora estamos cumprindo. Ficávamos angustiados em saber que uma comunidade como o Mandacaru, que está a mais de 40 km de distância da sede, não dispunha de um médico para atender os moradores, que eram obrigados a se deslocar, muitas vezes sem condições físicas ou financeiras”, disse Dr Igor como é conhecido.
Ansiosa e motivada para começar o trabalho na comunidade do Cajueiro e atender mais outras dez localidades, a médica cubana Mariana Lugo Hernandez falou durante recepção promovida pelos moradores da expectativa em atuar no município. “Eu vim trabalhar para essa comunidade para fazer saúde e oferecer atendimento a todos os pacientes, e todas as pessoas daqui são muito amáveis, solidárias, e eu estou feliz em Tucano”. Ela também destacou a hospitalidade das comunidades. “A recepção para me receber foi muito boa, eu fiquei muito feliz e vou trabalhar muito para ajudar a todos”, disse.
O prefeito destacou, ainda, a vantagem de Tucano em relação a outros municípios. “Não é mais um milagre, é uma realidade. Nós hoje temos dez colegas cubanos em Tucano. É um marco aqui na região. Nós somos a cidade que mais tem médicos, graças a Deus, e eu tenho certeza que é um serviço de qualidade prestado a vocês”, disse Dr. Igor.
Segundo a secretária de Saúde de Tucano, Isis Miranda, as outras cinco médicas cubanas (são seis mulheres) atenderão no Jorrinho, Mandacaru e Centro de Saúde de Caldas do Jorro, que, devido à reforma, os atendimentos serão realizados no PSF, provisoriamente. O local que os outros dois profissionais atenderão ainda será definido pela secretaria.
Por: Josevaldo Campos/ASCOM