Os 15 anos do Baião de 2 começou a ser preparado logo que terminou a festa de 14, a Diretoria logo anunciou Aviões do Forró e prometeu uma grade de atrações de ponta, e realmente cumpriu. Além do maior destaque do forró, contratou Sorriso Maroto, Psirico que mesmo tendo participando em duas outras ocasiões sempre atrai grande público, e também a banda de pagode campeã da melhor música do carnaval baiano, este ano (2014) o Lepo Lepo se tornou conhecida não só no Brasil. Teve ainda Duas Medidas e Paixão Latina que também vem ganhando destaque na mídia nacional.
O que pode se esperar de uma festa que teve todo camarote vendido, cerca de três mil e quinhentos, segundo a coordenação, faltando dois dias para a festa e uma promessa de público de todos os cantos da Bahia e uma expectativa de público superior a 10 mil pessoas?
O público que comprou a camisa para participar da festa, ciente da qualidade das bandas se dirigiu ainda cedo para o espaço Mano’s Fest, teve até certo tumulto principalmente no portão de entrada para imprensa que a organização optou para desafogar o outro portão e abriu também para quem pretendia chegar aos camarotes, como o público que optou por esse setor era muito grande foi inevitável os transtornos, pois inicialmente não se organizou filas e foi preciso os seguranças fecharem o portão para que fosse organizada a fila e a partir daquele momento o acesso foi facilitado.
Na área interna também foi aperto, não que o espaço seja limitado àquilo que foi visto, pois, em largura, com o crescimento da festa será necessário “abrir as comportas”, ou seja, deverá fazer a divisória da área com mais espaço.
Quanto à festa em diferentes ritmos deve ter agradado o grande público, Aviões a segunda atração da noite, entrou depois de Duas medidas, levou o repertório conhecido e com o entrosamento de Xanddy e Solange Almeida juntamente com as bailarinas levou o público ao delírio.
Psirico veio logo em seguida com o ritmo que levou o folião a loucura, como tem feito em todo show Márcio Vitor interage diretamente com o público, fala a língua do povo, soltou palavrão durante o show, revoltado com algumas pessoas que iniciaram um briga, e já no finalzinho, enquanto o pessoal do Sorriso Maroto se preparava, Márcio Vitor pediu mais uns “minutinhos” para balançar a galera, e neste momento começava a chuva que tiraria “um pouco”, do brilho do Sorriso Maroto que iniciou o show por volta das 23h30, mas prevaleceu o dito popular, “quem tá na chuva é pra se molhar”, e lá estava milhares de pessoas acompanhando a pagode do grupo carioca.
O grupo, formado por Fred, Vinicius, Augusto, Sergio Junior, Cris Oliveira e o líder Bruno Cardoso, como acontece com o Baião também esta completando 15 anos, e apresentou o mais recente trabalho, que o é o DVD Sorriso Maroto 15 anos – o Vivo, que reúne todos os sucesso destes 15 anos de estrada, das mais antigas com uma nova roupagem até as que atualmente estão tocando nas principais rádios brasileiras.
Assim como no DVD, o repertório apresentado para o público foi: “Assim você mata o papai”, que fez parte da trilha sonora da novela global Avenida Brasil; “É nois fazer Parapá”; “Cinco Estrelas”, além das mais antigas, como “Sinais”; “Ainda Gosto de Você”; “Clichê” e “Me Espera”.
O quinteto surgiu em 1997 com uma brincadeira de amigos no Grajaú, na cidade do Rio de Janeiro. Desde então, não pararam de fazer sucesso em todo o país.
Paixão Latina encerrou a festa de 15 anos de Baião, o pagode, o arrocha, o romantismo faz o repertório da Banda que surgiu na cidade de Cansanção e já ganhou fama na Bahia e no Brasil de modo especial no estado de São Paulo.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas