O Município de Queimadas mantém sempre em seu calendário religioso e cultural a tradicional lavagem da Igreja de Santo Antônio, mas que nos últimos anos ficou sendo tratada apenas por “Lavagem de Queimadas”, pois, já não se leva água de cheiro e carroças para realizar a lavagem da igreja, mas o cortejo cultural é mantido e chegou a 44ª edição no ultimo fim de semana, sendo que teve inicio na noite de sexta-feira, com uma festa privada e no sábado e domingo realizada pela prefeitura e os blocos Gonzagão, Sera? e Taz.
A festa que também é marcada por anteceder o trezenário de Santo Antônio padroeiro do Município terminou praticamente quando o dia estava amanhecendo neste segunda-feira,26, e foi considerada pela organização coberta de êxito.
Clima de Copa do Mundo
Quem passa por Queimadas pela rodovia BA 120 já sente o clima de expectativa da Copa com as cores em verde e amarelo nos meios fios e postes de iluminação em todo perímetro urbano da cidade, quem resolve dar uma passadinha por dentro da cidade vai encontrar o mesmo nas ruas e praças, tornado a cidade como a mais animada para a copa e de modo especial para torcida em prol do hexa campeonato do Brasil em copas do mundo.
Segundo o prefeito Tarcísio Pedreira o verde e amarelo deu uma alegria a mais a festa que já tem seu brilho próprio, e ” como fizemos na ornamentação natalina que elegeu Queimadas entre as cidades melhores ornamentadas da Bahia resolvemos então tornar a cidade bastante temática e agora junta o útil ao agradável, por ser um amante do futebol e sei que no período de copa, mesmo não sendo apaixonado pelo futebol todos se unem numa mesma corrente, a gente padronizou o verde e amarelo e sei que contribuiu e muito para incentivar as milhares de pessoas que aqui residem e aqueles que nos visitaram”, falou com satisfação o prefeito que disse ao CN que a festa em Queimadas em caso de conquista do titulo está garantida.
Cortejo Cultural
A festa em Queimadas envolvendo a parte cultural sempre ocorre na parte da manhã, quando várias alas de diversos tipos de manifestações percorre cerca de 2,5 km do centro da cidade até onde está a igreja de Santo Antônio e onde é montada todo estrutura da festa a exemplo de palcos e barracas.
Também em clima de copa do mundo muitas alas levaram o verde e amarelo com destaque para os cavaleiros, grupo junino e as baianas.
Blocos
A prefeitura embora tenha apoiado os blocos tem essas organizações como parceiras para realização e êxito da festa, pois as diretorias ficam com a missão de contratar as bandas e pagar os trios elétricos. O verde amarelo também esteve presente no bloco Gonzagão que saiu primeiro, às 13h de domingo e levou cerca de 2.500 foliões usando o abadá na cor verde e o amarelo ficou por conta da banda do Forrozeiro Chico Oliveira que foi todo vestida com a camisa canarinho.
O nome Gonzagão em homenagem ao Rei do Baião não podia ter outro repertório, Chico Oliveira levou o xote e o baião para a a avenida e muitos foliões fizeram questão de levar o chapéu do velho Lula.
O desfile de blocos continuou às 16h com o Bloco Será? animado pela banda Seu Maxixe e já era noite quando o Bloco Taz animado pela banda Selva Branca chegou ao Alto de Santo Antônio, carregado a maior quantidade de foliões entre os três blocos, vale lembra que ainda pela manhã saiu o bloco mirim Serazinho?. (Veja o álbum de fotos)
Obs: para salvar fotos do álbum click a primeira, a segunda vai no botão direito do mouse aparece três tamanho click em uma das opções e na terceira aparição salvar como.
Políticos prestigiaram a festa
A Lavagem de Queimadas independentemente de ano eleitoral sempre se encontra políticos na festa seja a convite do gestor ou daquelas lideranças de oposição.Este ano não foi diferente o prefeito Tarcísio Pedreira recebeu o deputado estadual Ronaldo Carletto que agora vai tentar uma vaga na Câmara Federal e Sandro Régis estadual que vai tentar a reeleição.Na ala do prefeito também caminhou o pré-candidato a deputado estadual Luciano Simões, não o veterano que parece que vai descansar depois de sete mandatos e vai apoiar seu filho que também é chamado de Luciano Simões e vai usar a mesma marca.
Pela oposição estiveram o deputado Vando que vai em busca de reeleição, o pré-candidato Alex lopes (Alex da Piatã) que não perderam a oportunidade de apertar a mão do povo.
Shows no palcos
A prefeitura investiu forte pensando em não tornar a festa monótona de uma banda para outra e pela primeira vez contratou dois grandes palcos que junto a parte de iluminação e sonorização deu uma qualidade muito grande aos shows com as bandas locais que foram prestigiadas pela prefeitura que contratou também a banda de forró Amor de Cinema que tocou na noite de sábado e na madrugada desta segunda o maior forrozeiro do Brasil Alcymar Monteiro.
Avaliação positiva da festa
O prefeito Tarcísio disse que está de “alma lavada” com essa lavagem, criticado por não participar do evento no ano passado por ainda está inseguro e pela “herança maldita” da gestão anterior, pela recomendação do Tribunal de Contas que prometia punir o gestor que fizesse gastos exorbitantes quando havia decretado estado de emergência por conta se seca, disse que este ano recompensaria e está ai, uma grande festa talvez a maior dos últimos anos,”, garantiu.
O secretário de Educação e Cultura Leonir Floriani ressaltou a preocupação com a manutenção da cultura na festa depois de acompanhar o cortejo cultural.Segundo ele, a Secretaria de Educação através do departamento de cultura tem clareza que não se deve fechar para o novo, mas ao mesmo tempo não pode perder suas raízes e a cultura, “então nós temos a festa dividida em dois momentos, na parte da manhã a parte cultural e na tarde e noite a festa com trios e blocos. Não podemos deixar que as futuras gerações deixem de participar dessa nossa riqueza cultural”, disse o secretario Léo como é conhecido.
O deputado Ronaldo Carleto disse que a Prefeitura está equilibrada por isso foi possível realizar essa grande festa. Um governo responsável faz isso ai, paga em dia, realiza as ações e sou testemunha disso pois tenho contribuído com essa gestão e leva alegria ao povo”, ressaltou o parlamentar.
Esse pagar em dia dito pelo deputado foi confirmado pelo coordenado pedagógica,e uma das coordenadoras da festa Renata Pedreira,segundo ela, a prefeitura antecipou o pagamento da folha de todo funcionalismo público, colocando na conta dos funcionários algo em torno de R$ 2 milhões que a grande maioria certamente aproveitou para curtir a festa.
Renata destacou dois pontos importantes que foram determinantes para o sucesso da festa, a segurança que contou com uma equipe da guarda municipal e outra equipe contratada que conduziu a festa em plena harmonia, auxiliados pela Policia Militar e Cael que aturam de forma que não tiveram trabalho graças ao comportamento das pessoas e “destacar também algo que era motivo de aborrecimento, os trios ficarem impossibilitados de circular por conta desorganização do transito, este ano as ruas por onde os cortejos passaram não foi permitido nenhum veículo estacionado e esse problema foi resolvido”. disse a coordenadora.
Pensando em encontrar situações de desobediência por parte de donos de carros até um guincho foi contratado e até que foi utilizado, pois um veículo Gol já na chegada do trio de Seu Maxixe foi impedido de acessar a BA 120, e foi preciso solicitar o guincho.
Redação CN/ fotos: Raimundo Mascarenhas