Mesmo sob forte chuva, na manhã desta sexta-feira (16) a Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe através de sua Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social organizou em parceria com o CREAS, o CRAS e outras entidades, mais uma grande Caminhada da Campanha Nacional “Faça Bonito: contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes”.
A Caminhada Faça Bonito pelas ruas da cidade de Riachão teve a participação de professores, estudantes, secretários municipais e população em geral, que pedia a toda sociedade jacuipense a Proteção de crianças e adolescentes através de faixas com frases do movimento nacional como: “Esquecer é permitir, lembrar é combater”.
“Todo ano, em todo Brasil essa é a data de mais um chamamento para assumirmos a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra nossas crianças e adolescentes”, lembrou a prefeita Tânia Matos..
A Caminhada desta sexta-feira foi a culminância da Programação organizada pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social em parceria com o CREAS, que durante a semana, contou com um ciclo de palestras no CRAS sobre o tema.
“Como o dia 18 de Maio, institucionalizado como o Dia de Luta contra a Exploração Sexual da Criança e do Adolescente será no domingo, antecipamos para hoje, dia 16”, disse Flávia, assessora da Secretaria do Trabalho e Assistência Social do município.
Embora esta Caminhada seja referente ao 18 de Maio, a luta não se encerra nesta data, o município, através de sua Secretaria do Trabalho e Assistência Social tem diversos segmentos de trabalhos e projetos que durante o ano combate a exploração sexual contra crianças e adolescente. Um exemplo é o trabalho do Centro de Vínculos e Convivência, inaugurado recentemente.
Outro exemplo são as atividades desenvolvidas em parceria com o Conselho Tutelar em períodos festivos como a Campanha do São João da Paz realizada no São João de 2013 pela Secretaria.
O São João da Paz atuou em pontos da cidade, considerados estratégicos para a exploração sexual de crianças e adolescentes, como também, buscou realizar estratégias de proteção a idosos, homossexuais e demais, vítimas de preconceitos.
A Caminhada teve seu cortejo encerrado no Ginásio de Esportes com discursos sobre a importância do 18 de Maio e com apresentações culturais, como a do Grupo de Dança Tributo ao Corpo.
ASCOM-Prefeitura