O empresário do ramo e restaurante e pousada em Conceição do Coité Antoni Yan Veenstra, 50 anos, natural da cidade de Zoetemeer na Holanda, casado com a coiteense Luzineide Soares Militão, comemorou bastante a goleada da seleção do seu pais sobre Espanha por 5 a 1, de virada, na tarde desta sexta-feira,13, na Arena Fonte Nova em Salvador.
O Calila Noticias esteve no restaurante do Antoni, mas conhecido por Gringo, que assistiu ao jogo ao lado das filhas nascidas na Holanda, Olivia Anabel, 12 anos, e Isabella Leonora, 10, que empolgados, mesmo acompanhado o “massacre” vencia por 5 a 1 e pediam mais um.
O Gringo acompanhou também pela internet, acessando segundo ele um dos mais tradicionais sites do seu pais, o telegraf.nf que ao final mostrou a manchete para a grande vitória da Laranja Mecânica, “Holanda abate Espanha” ele disse que deu a entender como se fosse por degola. O holandês disse ter ficado de “alma lavada”, pois na última copa do mundo viu a seleção de seu país perder a copa para essa mesma Espanha.
Depois do apito final, Antoni fez uma provocação ao espanhol que reside em Conceição do Coité a mais de 50 anos, o também empresário no ramo de hotel, Rafael Vila Nova, mas que já se aposentou passando o posto para o filho Rafinha, o Gringo mandou um pacote de guardanapo para Rafael que é conhecido por Espanha, segundo ele para enxugar às lágrimas.
O CN esteve na residência do espanhol que admitiu a derrota e disse que sabia que a seleção do seu país vem há muito tempo “caindo das pernas”. ” Não tivemos mais um bom futebol depois da conquista da copa, perdemos vários jogos e de goleada, a equipe está muito ruim. Goleado por Portugal, Brasil, Argentina, não está bem, e são cinco novatos na seleção que não tem nenhum preparo para está disputando a copa”, avaliou Rafael. Ele disse que a penalidade marcada que ocasionou no gol de abertura do placar a favor da Espanha não existiu.
” Lembra que na copa passada a Espanha começou perdendo e depois levantou o troféu? Claro que com goleada é mais complicado e deve abalar o emocional dos jogadores.” disse.
Mas o espanhol da Galícia, com 52 anos de Coité, Bahia e Brasil tem a vantagem de ter duas seleções para torcer, ele fez questão de mostrar a bandeira brasileira.
Fique por dentro
Por que a Holanda tem as cores da bandeira em azul, vermelho e branco e se veste na cor laranja?
O CN perguntou a Antoni e a resposta foi a seguinte:
” Lá, a cor da Coroa da Rainha é laranja é muito mais respeitada que as cores da bandeira, dai a razão de priorizar a cor laranja. Segundo Neide esposa do Gringo, que morou naquele país por sete anos, no momento do hasteamento da bandeira vai o azul, vermelho e branco para a haste, mas coladinho sobe também uma fita laranja paralelo a bandeira.
Texto e fotos: Raimundo Mascarenhas