Engana-se quem pensa que só precisa cuidar dos dentes depois de mudar a primeira dentição. Segundo a odontóloga Lavyne Bahia especialista em atendimento infantil da Clinica Odontus em Conceição do Coité, as mães já devem cuidar dos dentes dos filhos antes mesmo de surgirem, pois, uma atenção preventiva sem dúvida garantirá uma dentição saudável no futuro.
Na tarde desta quarta-feira, 23, o consultório da odontóloga recebeu algumas crianças e, o CN teve a oportunidade de conversar com duas mães; Cleonice Carneiro residente na cidade de Retirolândia e Mirian Brandão de Oliveira, natural de Feira de Santana, mas que já reside em Coité a seis anos. Questionadas o que motivou elas procurarem tão cedo o serviço odontológico para as filhas, as respostas foram idênticas.
Cleonice mãe da garotinha Vitória de Freitas Carneiro, dois anos e cinco meses de idade, disse que faz escovação regularmente, “esses dias passei o fio dental e notei que já tinha carie, então providenciei logo a limpeza dos dentes dela, pois, ainda vai demorar de trocar os dentes de leite e se descuidar fica escuro e feio”, disse a dona de casa que tem outros dois filhos de 8 e 10 anos, que segundo ela também tiveram essa atenção com os dentes. Dona Cleonice foi ao consultório acompanhada do esposo Antônio Robson Carneiro.
Mirian levou a filha Maiza de Oliveira de apenas três anos, para fazer limpeza dos dentes, ela tem a mesma opinião de Cleonice, “ se a gente cuidar agora dos dentes de leite nossos filhos terão uma dentição mais saudável. Tenho outra menina de seis anos, a Julia, ela também teve esse acompanhamento”, afirmou.
Quem vai a Odontus encontra um espaço super adequado para pacientes de todas as idades, mas a diretoria pensando em dar atenção especial as crianças, montou um espaço próprio e decorado para deixar o pequeno paciente a vontade.
O CN fez uma breve entrevista com Dra. Lavyne Oliveira Bahia/CRO-BA 13498. Em especialização em Odontopediatria pela Associação Brasileira de Odontologia e Formada em odontologia pela Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Dra. a partir de quantos anos devemos levar a criança ao dentista?
Não há uma idade correta a se levar, porém quanto mais cedo essa busca ocorrer maiores as chances dessa criança manter boas condições de higiene bucal, cárie zero e melhores perspectivas de se tornar um adulto saudável. Portanto, não há uma regra a se seguir, pois a prevenção é sempre o melhor caminho seja ela em qualquer faixa etária. Não há também uma necessidade da criança possuir dentes, que geralmente ocorre a partir dos seis meses de vida, pois os pais já podem ser orientados sobre, por exemplo, a forma de proceder à higiene bucal do bebê, o uso de chupetas, mamadeiras e a melhor maneira de agir para que não tenha danos quando surgirem os primeiros dentinhos.
De que maneira é feito essa abordagem infantil?
Primeiramente o ambiente deve está preparado para receber a criança de maneira a deixá-la agir naturalmente para que se possa avaliar seu comportamento e assim promover um atendimento individualizado, de acordo com as necessidades de cada um. Aqui na Odontus, podemos observar que há toda uma preocupação para promover o bem estar das crianças e tranquilizar também os pais, se tornando o mais agradável possível essa relação dentista- paciente.
A consulta inicial possui esse papel, o de gerar um vínculo entre os pais, à criança e o profissional. É o momento em que se conhece o paciente de maneira a tentar quebrar qualquer barreira, dúvidas ou bloqueios que gerem conflitos durante o tratamento.
A abordagem infantil possui diferenças significativas. Esse relacionamento deve acontecer de maneira gradativa e exige habilidade, conhecimento e muita paciência do profissional para conquistar a confiança da criança e obter melhor aceitação da mesma, evitando assim os chamados “traumas de infância”. Por isso a importância de levar a criança a um profissional especializado, ou mesmo que já tenha todo esse cuidado e destreza de se trabalhar com crianças.
Qual a importância de cuidar de um dente “de leite” como fez as mamães Mirian e Cleonice?
O dente decíduo, também chamado de dente de leite, é importantíssimo para o correto funcionamento da mastigação, deglutição, fonação e desenvolvimento da criança. Ele serve com guia para a correta troca dos dentes, evitando, por exemplo, o indesejado aparecimento do dente permanente fora do lugar ou mesmo numa posição errada (torta). Também é o responsável por manter o espaço corresponde ao que virar depois dele (período de troca), pelo posicionamento ideal entre as arcadas (mordida correta), pelo adequado desenvolvimento do osso dentre outros.
Cárie em dentes decíduos (“de leite”) também pode levar a consequências danosas como lesões, abscessos, favorecendo o aparecimento de dor e desconforto para a criança como também levar ao comprometimento do dente permanente em formação.
Quais os tratamentos você realiza em crianças?
Avaliação, Gratuita;
Tratamentos preventivos, incluindo orientações e instrução de higiene oral;
Tratamentos restauradores;
Tratamento de traumas dentários;
Endodontia (tratamento de canal);
Extração.
Como os pais devem agir diante de um trauma dentário em crianças?
Os traumas dentários acometem com bastante frequência as crianças, principalmente devido às brincadeiras que se seguem nessa idade e pelo fato das funções como equilíbrio, desenvolvimento motor, não estarem completamente estabelecidos.
Geralmente atinge mais os dentes da frente e muitas consequências se dão pela procura tardia por atendimento. O fator tempo, ou seja, a rapidez na procura por ajuda tem papel fundamental para um tratamento mais favorável. Dentre os danos dos traumas podemos citar desde os mais simples, como pequenos sangramentos, manchas e trincas até remoção total do dente, fraturas de osso e grandes fraturas dentárias. Mesmo nos mais simples, as sequelas podem não aparecer imediatamente ao trauma, porém com o passar do tempo surgir às respostas tardias como consequência.
Os pais devem agir o quanto antes possível. Ações simples como colocar gelo no local ou o dente em uma solução como soro ou leite pode ser de grande ajuda para o tratamento, mas o mais importante é pensar que pode ter gerado algum dano, mesmo que dos menores e procurar um atendimento especializado, de preferência o dentista.
A Odontus fica situada a Rua Joana Angélica,243, em Conceição do Coité. Fonte 75 3262 -4147 / 3995.
Redação CN