Será inaugurada na próxima sexta-feira (25/07), às 10h, a Lanchonete Ponto Nosso, um espaço de armazenamento, exposição e comercialização de produtos alimentícios e artesanais produzidos por Empreendimentos de Economia Solidária. A Lanchonete fica localizada ao lado da Casa da Cultura (Rua José Linhares, nº 170, Centro-Valente-BA).
Com a finalidade de oferecer produtos saudáveis e sustentáveis oriundos da agricultura familiar para a comunidade, a Lanchonete reúne 10 empreendimentos de economia solidária em um processo de gestão participativa.
A criação da Ponto Nosso, é resultado de projetos e ações desenvolvida pela Fundação APAEB em parceria com a UNISOL Brasil, Aliança Empreendedora, Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e Superintendência de Agricultura Familiar – SEAGRI/SUAF junto a grupos produtivos, e culmina com a parceria estabelecida com o governo do estado da Bahia, através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE.
Os empreendimentos que fazem parte da Ponto Nosso realizam a comercialização de seus produtos no próprio local de produção – que geralmente ficam em comunidades rurais -, através de venda porta-a-porta, feiras, mercadinhos e padarias de municípios da região e ainda para o mercado institucional por meio do Programa de Aquisição de Alimentos -PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. No entanto, como afirma a empreendedora Elisvalda, do grupo Fruto da Gente “faltava aos empreendimentos terem um lugar cativo, onde as pessoas pudessem encontrar permanentemente os produtos e que tivesse o diferencial de ser um espaço exclusivo da agricultura familiar e da economia solidária”.
De acordo com a educadora social da Fundação APAEB, Elione Alves, que realizou assessoria para que os grupos conquistassem avanços no campo da gestão de empreendimentos e das relações interpessoais, a Lanchonete Ponto Nosso se apresenta como um resultado concreto da maturidade das empreendedoras. “Foram vários estudos, várias conversas e muito trabalho para conquistarmos esse espaço tão sonhado. Os grupos conseguiram se organizar, formatar seus planos de negócios, construir seus capitais de giro e evoluir no processo de gestão e a Lanchonete chega neste momento como uma soma destas conquistas”, expõe com satisfação a educadora.
A nomeação do espaço foi feita pelos empreendimentos. “O nome Ponto Nosso sugere, entre tantas possíveis interpretações, que é um espaço coletivo e que é uma conquista a mais, onde a agricultura familiar e a economia solidária se reúnem”, explica a empreendedora Cacilda, do grupo Doce Mistura, que completa citando o slogan da Lanchonete. “É como diz nosso slogan, Economia Solidária e Agricultura Familiar, juntas em um só lugar”, conclui.
A inauguração da Lanchonete Ponto Nosso é aberta a toda comunidade.
Conheça quais são os empreendimentos que fazem parte do Ponto Nosso:
Sabores da Terra – comunidade de Papagaio/Valente-BA;
Doce Mistura – comunidade de Sossego/Valente-BA
COOPERAFIS – Valente/ São Domingos/ Araci
União de Associações Comunitárias de Valente – UAC
Delícias do Campo – comunidade de Alagadiço/Valente-BA
Vontade de Crescer – comunidade de Santa Rita de Cássia/ Valente-BA
Sabores da Caatinga – comunidade de Lagedinho/Santaluz-BA
Raízes do Campo – comunidade de Jacurici da Ponte/ Queimadas-BA
Apaeb Laticínio
Fruto da Gente – Cajueirinho/ Queimadas-BA
Por : Ana Naara da Silva e Silva – Assessoria de Comunicação Social