Iniciadas no final de 2013, as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Araci encontram-se em ritmo acelerado, segundo a secretaria de Saúde do município. Em torno de 50% da obra já foi realizada e deverá ser entregue no início de 2015.
Segundo o setor de convênios da prefeitura,houve atraso no início das obras por conta de irregulares no cadastro inicial, onde esta unidade seria destinada a um distrito do município, porém, sem estrutura logística e de serviços básicos, como água encanada. “seria um absurdo destinar essa unidade a um povoado ou distrito do município, ainda mais quando este ainda não dispõe de sistema de abastecimento de água. O mais adequado para essas localidades são as unidades de Saúde da Família, que, no caso de Pedra Alta, receberá uma unidade dupla de PSF por ser o maior distrito de nosso município. Assim, a secretaria de saúde fez as devidas correções no projeto da UPA e a destinamos à sede do município, ao mesmo tempo em que conseguimos uma unidade dupla de PSF para Pedra Alta, muito mais adequada à necessidade do distrito.” Afirmou o secretário de Relações Institucionais, Robson Lopes.
Quando pronta, a UPA funcionará 24 horas, sete dias por semana e poderá resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. A Unidade irá oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação, com capacidade de atender até 150 pacientes por dia.
Informações e fotos: Prefeitura de Araci/Ministério da Saúde