O Canal Futura, a prefeitura de Valente e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira – Fundação APAEB vão inaugurar, no dia 18 de julho (sexta-feira), a Sala Futura na Bahia. O evento de abertura será realizado no Centro Cultural José João de Oliveira (Praça Manoel Novais, 125 – Centro), às 14h, que abrigará a midiateca. A unidade no município de Valente, na região do sisal no semiárido nordestino, marca a chegada do projeto no estado.
A midiateca vai oferecer à comunidade acesso gratuito a conteúdos educativos, socioambientais, de lazer e cidadania. O acervo audiovisual disponível na Sala será utilizado em atividades e projetos pedagógicos a fim de promover debates sobre diversos temas e contribuir para a formação educacional da população local.
A inauguração contará com a presença de representantes das instituições parceiras: o prefeito de Valente, Ismael Ferreira; o diretor municipal de Cultura, Tytta Ferreira; o secretário de Educação, José Carlos; a diretora-geral da Fundação APAEB, Maria Rita Alves; e a coordenadora do núcleo de Articulação e Mobilização Social do Canal Futura, Maria Corrêa.
A Sala Futura – Valente enfocará questões relacionadas à infância e à juventude, agroecologia, juventude rural e empreendedorismo no campo. O Centro Cultural José João de Oliveira, onde a Sala vai funcionar, foi criado em 1988. No local, também está a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa.
Além dessa Sala Futura na Bahia, mais 10 unidades estão em operação no país: Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Amazonas.
Canal Futura
O Canal Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social, que opera a partir de um modelo de produção televisiva educativa, participativa e inclusiva, não comercial, não governamental, sem fins lucrativos e de interesse público, com base em parcerias que articulam e mobilizam uma rede social em vários estados brasileiros. Quarenta e um milhões de pessoas assistem regularmente à programação, por meio de antenas parabólicas, TVs por assinatura, TVs Universitárias parceiras, sendo, em algumas localidades, em canal aberto (UHF e VHF). O Canal Futura é resultado da parceria entre organizações da iniciativa privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos. Os parceiros mantenedores são: Confederação Nacional da Indústria (CNI); Turner Broadcasting; FIESP; FIRJAN; Fundação Bradesco; Fundação Itaú Social; Gerdau; Grupo Votorantim; Rede Globo; Sebrae; e Sistema Fecomércio – RJ.
Fonte: ASCOM / PMV