Os resultados do projeto que foi desenvolvido em parceria com as cidades de Conceição do Coité, Valente e Santa Luz serão apresentados ao público em forma de exposição em Coité nesta sexta,29, e no sábado nas cidades de Valente e Santa Luz. São diversos artesanatos produzidos pelos jovens integrantes do projetos, construídos a partir da matéria prima do sisal.
Um dos elementos mais interessantes criados pelo projeto são as violinhas de sisal. Elas são construídas com flecha do sisal e o resultado sonoro é muito interessante e remete a uma música de raiz nordestina. Além da exposição, serão apresentadas diversas canções sobre a vida do povo sisaleiro, compostas pelos jovens integrantes das oficinas.
O PROJETO
O projeto “Riquezas e Proezas do Território do Sisal” possui um caráter criativo e inovador por englobar as esferas cultural, socioeconômica e da sustentabilidade. Em parcerias entre produtores do sisal das cidades de Conceição do Coité, Valente e Santa Luz o projeto promove a criação de instrumentos musicais e artesanatos a partir do reaproveitamento dos resíduos da cadeia produtiva do Sisal.
“Este projeto trabalha com as matrizes culturais dos pequenos produtores que tem sua subsistência a partir da economia do sisal, nos três principais municípios do Território de Identidade do Sisal. A ideia central desta proposta é oferecer oficinas de capacitação artesanal para a criação de objetos a partir dos resíduos gerados no processo da cadeia produtiva do sisal, sobretudo instrumentos musicais”, explica o maestro Josevaldo Almeida (Nim) coordenador do Projeto.
Ainda de acordo com o maestro, com uma abrangência nas esferas cultural e socioeconômica, além da promoção sustentabilidade vem sendo desenvolvido a busca novas alternativas para a reutilização dos resíduos gerados na cadeia produtiva do sisal. “Prima-se por pesquisar formas de reaproveitamento para a confecção artesanatos e instrumentos musicais, buscando meios de agregar valores aos insumos da produção do sisal. Este projeto foi aprovado no Edital 22/2012 – Territórios Culturais e tem o apoio financeiro do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura e Governo do Estado da Bahia. Finalizou Josevaldo.
Para saber mais, acesse o blog do projeto: http://riquezaseproezas.com
Curta e acompanhe, e veja fotos na página do projeto no facebook – https://www.facebook.com/pages/Riquezas-e-Proezas-do-Território-do-Sisal/264973457038391
E também no You Tube – https://www.youtube.com/channel/UCHV6xwtPaiVmgcHSRgwgSWA