O vereador Danilo Ramos (PT) avaliou de forma positiva a 1ª Plenária do segundo mandato parlamentar que exerce no município de Conceição do Coité. Eleito em 2012 com 1.440 votos, correspondente a 3,60% dos votos válidos, o parlamentar disse ao CN que o mandato está sendo focado na defesa do governo, mesmo nos piores momentos, tendo como principal missão ajudar o prefeito Assis a arrumar a casa para que ele possa fazer um grande governo.
O vereador destacou também a presença de representantes de diversas comunidades do município, a exemplo do Altinho da Vargem, Canta Galo, Salgadália e Bandiaçu, onde o mandato está mais presente com ações que, segundo ele, vem melhorando a vida do povo. Falando para os apoiadores e simpatizantes do mandato que lotaram o auditório do Colégio Divino Mestre, ele disse que tem orgulho de ser líder do governo de Assis.
O parlamentar aproveitou a plenária, apresentou e justificou seu apoio aos candidatos deputados, federal Afonso Florence (PT) e estadual, Alex Lopes (PMDB). Ao falar sobre Afonso Florence, Danilo disse que é muito grato pela ajuda que o parlamentar deu para que o projeto apresentado ao munícipes de Conceição do Coité em 2012, fosse vitorioso e pelas obras executadas no município por seu intermédio. Afonso, por motivo de agenda não pôde comparecer ao ato.
“Posso citar os cinco mil metros de calçamento construídos no bairro da Jaqueira, o calçamento do acesso da faculdade, hoje uma área bem habitada e com casas bonitas, ambiente seguro para os alunos tenham mais tranquilidade ao trafegar. Também foram construídos dois mil e quatrocentos metros de calçamento em Bandiaçu, com destaque para Rua Arlindo José de Lima, onde estão localizadas duas escolas da comunidade, além da liberação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil que foi usada na limpeza das barragens dos açudes de Bandiaçú e Canta Galo”, lembrou o professor Danilo.
Continuando o discurso, ele falou sobre o povoado de Goiabeira, que também teve rua calçada e o distrito de Salgadália que foi beneficiada com cinco mil metros de extensão de rede de abastecimento d’água. “Lembramos a todos que o deputado federal Afonso Florence tem se preocupado com a agricultura familiar e foram liberadas duas patrulhas agrícola formada por um trator traçado, uma semeadora com kit para plantio direto, uma roto canteiradeira, uma nova roçadora, terraceador e uma grade aradora de 18 discos e outros equipamentos que estão sendo utilizados na assistência aos produtores de Goiabeira e Bandiaçú. Adquirir mecanização agrícola para o município é importante para incentivar, e facilitar a vida no campo”, comemorou o parlamentar.
Concluindo sobre o apoio ao deputado federal Afonso Florence, Danilo sobre a história do parlamentar, militou no movimento estudantil secundarista e universitário e no movimento sindical. Professor universitário, eleito em 2010 com 143 mil e 795 votos, o terceiro mais votado na Bahia pelo Partido dos Trabalhadores (PT), chamado para ser ministro do governo da presidente Dilma Rousseff, licenciou-se e assumiu o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (SEDUR), de 2007 a 2010, presidiu os Conselhos de Administração da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (SUCAB), Habitação e Urbanização da Bahia (URBIS) e da Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA).
Sobre Alex da Piatã, como é conhecido o candidato a deputado estadual, Danilo falou a contribuição que ele deu para a mudança política em Conceição do Coité e que sua decisão era pela lealdade ao projeto que libertou e vem melhorando a vida do povo. “Essa é a primeira vez que vou votar em um candidato que não é do PT e olha que não existe no Brasil um petista mais do que eu. Pode empatar, mais ser PT mas que eu, não existe”, desabafou.
.
“Pela lealdade ao projeto e que vai durar muito tempo, ou seja, vamos para reeleição em 2016, depois faremos o sucessor em 2020, tomei a decisão de votar em Alex para fortalecer este projeto, liderado pelo Assis”, falou Danilo, arrancando aplauso da plateia.
Líder sindical, Danilo Danilo falou sobre a defesa dos trabalhadores e, sempre que necessário, vai para a porta das fábricas, inclusive da Piatã, empresa que Alex é um dos sócios, pois entende ser necessário para o diálogo e o fortalecimento da categoria. Ele falou também sobre a Democracia Socialista, uma tendência interna do Partido dos Trabalhadores fundada em 1979 para dialogar com seus militantes na busca pela construção de um partido socialista, democrático, internacionalista, feminista e anti-racista, ecossocialista, defensor da ética pública e do republicanismo, na qual faz parte.
Alex da Piatã agradeceu ao apoio do vereador e disse que nada melhor que a verdade e tratar as coisas com muita sinceridade. Ele reconheceu que as questões partidárias não são fáceis, mas acima de tudo está o projeto que vem sendo construído em Conceição do Coité, tirando o poder das mãos de uma família e dando oportunidade a todas as pessoas.
Ele falou da lealdade de Danilo e sua defesa, principalmente nos momentos das dificuldades no início do governo e disse que a gestão está em um dos seus melhores momentos e as obras mostram isto, principalmente pela geração de emprego. “Sabemos conviver com a democracia, estaremos sempre juntos neste projeto de reconstrução liderado por Assis e nosso mandato estará presente ajudando a reconstrução deste município e 2016 continuaremos juntos”, concluiu.
O prefeito Francisco de Assis (PT), fez seu pronunciamento baseado na conjuntura nacional e estadual relatando as mudanças que houve na vida das pessoas depois dos governos liderados pelo Partido dos Trabalhadores cujo projeto foi iniciado em 2002 com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele finalizou dizendo que trato é para ser honrado e compromisso é para ser cumprido.
A plenária foi realizada na noite de sexta-feira (08), no auditório do Colégio Divino.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas