Quem passa pela cidade de Ichu, município com pouco mais de cinco mil eleitores, localizado no território do sisal, tem a impressão que só irá ocorrer a eleição para a proporcional, ou seja, deputados estadual e federal. Nas ruas apenas placas dos candidatos a deputado apoiados pelas principais lideranças e nos carros de som, só as músicas de seus candidatos.
A começar pelo prefeito Antonio George Ferreira Carneiro (PSC), que apoia a reeleição de Bira Coroa (pT) para deputado estadual e Fernando Tores (PSD), para federal. A individualidade começa pelo carro particular de Antonio George, tem apenas e adesivo e perfurede dos deputados.
Questionado sobre sua posição para governador e senado, George disse que vota com os candidatos indicados pelo governador Jaques Wagner, mas queixou da falta de importância no quesito indicação dos cargos, que, segundo ele, estão todos com o grupo da oposição.
Os correligionários organizaram uma carreata para comemorar a inauguração da BA 411 e todos os veículos, na maioria pertencentes as pessoas ligadas ao prefeito e muitas com cargos na prefeitura, seguiam o exemplo do prefeito e só fixaram adesivo perfurede do petista Bira Coroa e do social democrata, Fernando Terres.
Mas não pense que isso só acontece com o grupo do prefeito, se não existe a tradicioal foto de Rui e Otto candidatos governistas, os candidatos da coligação “Unidos pela Bahia”, que tem como candidato a governador, Paulo Souto (DEM) e ao senado, Geddel Vieira Lima (PMDB), Lidice da Mata e Eliana Calmon também não existem.
O vereador Manoel Afonso Carneiro (PSDB), disse que ele e os vereadores Adalberto Santiago Almeida (PHS), “Beto”, Antonio Egberto Mota de Oliveira (PHS) e Willian Gonçalves da Silva (PSDB), “Wly “, votam com Paulo Souto e que o ex-prefeito Carlos Santiago (PNM), o acompanha “se não for assim, vai ficar só”, falou Afonso. Ele disse também que continuam votando com o deputado Tom Araújo (DEM), quem na eleição de 2010 recebeu 996 votos, ou seja, o mais votado naquela eleição. A foto de Tom e muro pintado com seu nome foi visto pelo CN.
O carro do vice-prefeito Geraldo Carneiro (PT), foi o único visto pelo CN com adesivos do candidato da coligação “Pra Bahia Mudar Mais”, encabeçada pelo candidato a governador Rua Costa. O vice-prefeito Geraldo vota com o candidato a deputado estadual, acompanhado pelo líder político e do grupo Carneiro, Amilton Carneiro, estão apando o pmedebista Alex da Pìatã.
Zerou mesmo foi para presidência da republica e quem passar por lá, vai sair sem saber da tendência publicitária dos candidatos, o CN não viu uma só publicidades, quer nos carros, paredes pintadas, placas ou adesivos nos carros. As informações ficaram mais complicadas sobre os projetos dos candidatos a cargos eletivos no estado, pois a maioria das televisões recebem o sinal via parabólica.
Situação de divulgar candidato a presidente também não foi visto em carreta de Paulo Souto no último domingo,14
Quem acompanhou a comitiva de Paulo Souto de Monte Santo a Conceição do Coité no último domingo, voltou para casa sem saber em quem a coligação “Unidos pela Bahia” vai votar para presidente. Em momento algum foi citado o nome de qualquer presidenciável. A preocupação de todos, em todos os municípios foi “bater” no PT. Em Conceição do Coité, José Ronaldo, prefeito de Feira de Santana, apelou para tirarem o PT do governo e ironizou que “apagaram a estrela” e a mesma, símbolo do partido, não consta com tanta visibilidade em suas propagandas.
Com exerção de Conceição do Coité, por onde passou a chapa, os prefeitos externaram apoio aos deputados estaduais ligados a base da oposição e o federal ligado ao governo. Começando por Cansanção Ranufo Gomes confirmou que apoia Vando para reeleição de deputado estadual, mas vota no “companheiro” de partido José Nunes, para federal. Ao discursar, Gomes agradeceu ao progressista Ronaldo Carleto, que tenta sua primeira eleição para o congresso nacional, pela sinalização d cidade. Em Queimadas, o prefeito Tarcísio Pedreira (PR), vota com Sandro Regis para estadual e Ronaldo Carleto, da base do governo, para federal. Em Retirolândia, André Martins, apoia Edson Pimenta, para federal. Nem um dos prefeitos fez referência nos pronunciamentos aos seus candidatos a presidente. Vale lembrar que o DEM na Bahia apoia Aécio Neves, mas, conforme foi dito acima, o desejo é derrotar o PT e como Marina surgiu como um páreo forte, muitos que tinham a opção de votar em Neves dizem votar em Marina que tem maior chance. Será que essa é a ideia da maioria dos Tucanos, inclusive de alguns Caciques?
Redação CN/ fotos: Raimundo Mascarenhas