Faltando menos de uma semana para as eleições, o ritmo dos candidatos em todo Brasil não é nada diferente, a corrida para atender a agenda não está fácil. Na manhã desta segunda-feira, 29, Alex foi convidado pelo ex-prefeito de Cansanção Zezitinho para uma carreta seguido de um corpo a corpo na feira livre da cidade, considerada uma das maiores e mais tradicionais do Território do Sisal.
Zezitinho tido como um dos nomes para futura candidatura a prefeito de Cansanção, principalmente quando no inicio deste mês foi divulgado uma certidão que afirmava que o mesmo poderá concorrer a eleição em 2016, deixou a campanha duplamente animada, “primeiro agora na caminhada com o Alex, e no futuro com fé em Deus ele na assembleia, que sabe fazendo corpo a corpo aqui em Cansanção ao meu lado como candidato ou qualquer outro que possa está conosco”, disse Zezito.
A maratona ininterrupta de Alex começou mesmo na sexta-feira passada dia 26, quando acompanhado do prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis (PT), Alex da Piatã visitou a feira-livre e à noite, com a presença do deputado federal Emiliano José (PT), candidato à reeleição, participou de uma carreata, que teve início na Rua Duque de Caxias e finalizou com um comício no cruzamento das ruas Amâncio Mota, Wercelêncio Calixto, Antonio Calixto e rua da Bandeira, no centro da cidade.
No sábado (27), pela manhã, o pmdbista foi a cidade de Queimadas e foi recebido por uma multidão que estava concentrada no contorno da BA 120, seguiu em carro aberto até a área da feira-livre, onde fez um corpo a corpo. Ao falar para o CN, Alex disse que a cidade de Queimadas tem um significado especial, pois iniciou sua vida empresarial vendendo sandálias juntamente com seu pai, conhecido na região por Galego. “Começamos aqui a vender nossos produtos. Fabricávamos de segunda a quinta e vendíamos nas feiras-livres de sexta a domingo. Sempre trabalhei toda semana. Foi assim que meu pai ensinou” lembrou Alex da Piatâ.
Ainda no sábado, no final da manhã, acompanhado do ex-prefeito Claudinei Xavier Novato (PCdoB), conversou com feirantes no final da feira-livre de Capela do Alto Alegre e ouviu muitas queixas das pessoas que encontrou. “Uma das preocupações do povo e isto tem que ser resolvido, tem que se encontrar uma solução, é questão da segurança. Quem mora na zona rural, está com medo, são assaltos, latrocínios, enfim, quem mora na cidade, da mesma forma. Ao chegar aqui fiquei sabendo do arrombamento do Banco do Brasil, o segundo este ano. Essa situação está insustentável”, falou Alex.
Ele também visitou a comunidade de Cancela Preta, na região do Distrito do Barreiros, município de Riachão do Jacuípe, onde assistiu ao encerramento de um torneio de futebol e foi ao Povoado do Sossego, Retirolândia. Acompanhado do ex-vereador Sandro da Vargem (PP), Alex destacou o trabalho deste líder político, em especial na saúde e contou sobre o trabalho realizado na Secretária de Saúde do município de Conceição do Coité durante por mais de um ano e finalizou dizendo que pretende levar essa experiência para seu mandato.
A noite voltou ao município de Conceição do Coité, participou de reuniões nas comunidades de Sossego e Caruaru. No domingo pela manhã, foi ao Distrito e Rômulo Campos, município de Itiúba, onde, mais uma vez, desfilou em carro aberto, ao lado do dentista Sandro Vespasiano Filho, um dos idealizadores do grupo Força Jovem, uma ONG criada para trabalhar a conscientização política.
No começo da tarde, em Andorinhas, falou sobre apoio à agricultura familiar, programas de abastecimento d’água e geração de emprego, onde voltou a defender a regionalização das industrias e do atendimento à saúde, em uma reunião organizada pelo vereador Cantidio Barbosa da Silva (PTdoB) e contou com a presença do ex-prefeito José Brás (DEM) e do presidente da Câmara José Vitor Soares (PR).
Em Valente, no final da tarde, participou de uma caminhada intitulada, “II puxava para Jesus” e terminou o dia em Salgadália, onde acontecia a gincana, festa tradicional daquele Distrito.
Alex reconheceu que não é fácil cumprir uma agenda com esta, porém é compensadora ao saber que aparece, segundo pesquisa realizada pelo instituto Babesp que apresentou os dez candidatos a deputados mais lembrados no item espontâneo por duas mil pessoas ouvidas pela pesquisa em 85 cidades baianas.
Outro fato que deixou o candidato e militância animada nesta fase final de campanha, foi o reforço de lideranças políticas de vinte e dois municípios da micro região de Irecê que aderiram a campanha. Numa dobradinha com o ex-prefeito de Irecê, Beto Lelis (PMDB), Alex montou estrutura em mais 22 municípios, dentre eles os municípios de Ibipeba, onde está recebendo o apoio do prefeito Israel Chaves Lelis (PT) e da cidade de Irecê, contando com apoio da vice-prefeita Hisidora Alves de Sousa (PMDB).
Em recente visita a reunião, Alex participou de diversas reuniões com lideranças de movimentos sociais e debateu mais ações para as localidades.