O Distrito de Aroeira, localizada a 18 km de Conceição do Coité, obteve pela primeira vez um resultado contrário a orientação política da família Ramos, que, desde o surgimento da comunidade, tem o domínio sobre o resultado eleitoral. Conhecida por fazer oposição política ao PT, partido ao qual pertence o prefeito Francisco de Assis, na eleição de domingo (05), o resultado contrariou a história e foram as urnas 890 eleitores e ao final os boletins mostram vitória dos cinco candidatos apoiados por Assis.
Rui Costa, candidato eleito a governador, obteve 430 votos, contra 343 votos de Paulo Souto. Para o Senado, Geddel perdeu para Otto por 61 votos e a coincidência na votação foi o número de votos de Paulo Souto e Geddel, 343 votos. Emiliano José, candidato a deputado federal, apesar de não conseguir a eleição, obteve 291 votos e Elmar Nascimento, candidato trabalhado pela família Ramos, 257 votos.
O embate foi mais intenso em torno dos nomes que disputavam a eleição de deputado estadual, inclusive com abertura de comitê e colocação de placas, na disputa dos melhores lugares entre Alex da Paitã (PMDB) e Tom Araújo (DEM). Alex foi por lembrado por 351 eleitores e Tom, 329 votos.
Em um quadro bem diferente, na eleição de 2010, os principais líderes políticos da família, na época o vice-prefeito Deraldo Ramos e o presidente da Câmara Edevaldo Santiago, estiveram com Tom Araújo durante toda campanha e faltando menos de uma semana para o pleito, passaram apoiar o deputado estadual Zé Neto (PT), o mais votado na comunidade aquela eleição.
Desde o início da década de 70 que a família tem algum representante no poder, quer no legislativo, onde elegeu dois irmãos no mesmo mandato para vereador, ambos falecidos, Walter e Armando Ramos, depois Walter Ramos exerceu um mandato de seis anos de prefeito. Edvaldo Ramos ficou 8 anos como presidente da Câmara e depois se afatou e elegeu seu irmão Elder Ramos.
No mandato 2008/2012, a família Ramos ocupava três cadeiras na câmara de vereadores, ou seja, Orlando, Edevaldo e Danilo Ramos. Atualmente exerce o mandato parlamentar Elder e Danilo Ramos, sendo Elder da bancada da oposição e Danilo Ramos, líder da situação. Danilo sempre fez oposição a linha política do restante da família.
Diante desta história, o resultado eleitoral em Aroeira foi motivo de conversas nos meios políticos assim que o resultado foi divulgado.