A cidade de Ipirá recebe nesta semana dois grandes eventos para celebrar a cultura dos sertões e a produção coureira. A III edição da Celebração das Culturas dos Sertões foi aberta segunda (13), com a exposição “Imagens dos Vaqueiros da Bahia” e segue até sexta-feira, 17 de outubro, quando começa a Ipirá Couro Show, feira conhecida nacionalmente, voltada para venda e divulgação de produtos derivados do couro. As ações são parcerias do Governo do Estado da Bahia com a Prefeitura Municipal de Ipirá e o Mandato da Deputada Estadual Neusa Cadore.
“A Celebração das Culturas dos Sertões funciona como um evento-programa. Isto é, um evento que visa estimular todo um programa de atividades voltadas para as culturas dos sertões, pois elas são vitais para a diversidade cultural que constitui a identidade baiana. Temos certeza que tem sido fundamental para (re)colocar, com vigor, na cena baiana as culturas dos sertões,”, explica o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim.
“Unir cultura e desenvolvimento econômico, valorizando o saber popular. Isso é o que estamos incentivando com a organização da produção coureira em Ipirá, A ação visa consolidar a região como um polo de referência para o país, revela a deputada Neusa Cadore. A programação dos eventos inclui exposição, palestras, exibição de filme e lançamento de livro, além de atrações artísticas, como apresentações de Targino Gondim, Grupo Sertanílha e Orquestra Sinfônica de Serrinha, entre outros.
Ipirá Couro Show
O município de Ipirá possui mais de 150 fábricas de pequeno e médio porte, que contribuem com a geração de cerca de 2.000 empregos diretos que aquecem a economia local e garantem a renda para diversas famílias da região. O Ipirá Couro Show surgiu com a proposta de inserir o município no mercado regional e nacional, com a realização da primeira feira voltada para venda e exposição de produtos derivados do couro, além de incentivar o turismo e ampliar negócios. A Ipirá Couro Show é uma realização da Prefeitura Municipal de Ipirá e conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, da Secretaria de Cultura e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), além do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Caixa Econômica e Banco do Brasil.
A primeira edição da feira que aconteceu no ano de 2012, reuniu expositores, empreendedores manufatureiros, estandes com calçados, bolsas, cintos, artigos de selaria e montaria, chapéus, jalecos, artefatos e acessórios diversos de couro. “A gestão municipal, com a Feira do Couro e a III Celebração das Culturas dos Sertões, visa construir a referência em artefatos de couro na Bahia, contribuir para a geração de renda e o desenvolvimento a partir do fortalecimento dessa cadeia produtiva, bem como promover o resgate e valorização das culturas sertanejas”, afirma o prefeito de Ipirá, Ademildo Sampaio.
Programação prossegue até domingo
Quinta-Feira 16/10
Exposição de Vaqueiros
Horário: 8h às 17h
Local: Mercado das Artes
Ipirá Couro Show
Sexta-Feira 17/10
Abertura Oficial: Exposição e visitação aos stands
Horário: 18h às 22h
Shows
Tati Lima: 21h
Bate Staka: 22h
Targino Gondim: 0h
Sábado 18/10
Visitação de Estandes: 9h às 22h
Shows
Grupo de Samba Amigos para Sempre: 10h30
Lidiel e Van Figueredo: 16h
Orquestra Santo Antônio: 19h
Grupo Sertanilia: 20h
J Leno: 22h
Sela Vaqueira:0h
Paraíba do Acordeom: 2h
Domingo 19/10
Visitação de Estandes: 9h às 22h
Shows
Grupo pé de Serra : 10h30
Grupo Samba União: 16h
Orquestra Sinfônica de Serrinha: 20h
Seu Maxixe: 21h
Dr. Ed do Forró: 0h
Fonte:ASCOM Dep Neusa Cadore: Fotos: Arquivo Calila Noticias