A partir de quinta-feira (30), o município de Monte Santo recebe a Romaria de Todos os Santos. De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), o evento ocorre até o sábado (1º) e deve atrair 200 mil pessoas. Com mais de dois séculos de tradição, a romaria é marcada por uma caminhada de quatro quilômetros, onde os participantes sobem o monte do município em direção ao Santuário Santa Cruz. No trajeto, os devotos entoam cantos e rezas ou seguem em oração silenciosa.
A programação será aberta nesta quinta-feira, às 20h, na Igreja Matriz. Conforme a Setur, o ponto alto do evento ocorre na sexta-feira (31), quando ocorrem as missas na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, às 11h, 15h30 e 19h, e no Santuário Santa Cruz, às 9h. A romaria ainda conta com programação musical. Nesta quinta-feira, a partir das 21h, Pablito do Arrocha e a Banda Volúpia animam o público no espaço de eventos da cidade. No sexta-feira, o som fica por conta de Tayrone Cigano, Harmonia do Samba, Oito7Nove4, Brega e Vinho e Forrozeiros da Moleka. Ainda consta na programação a exibição do documentário “O Imaginário de Juraci Dórea”, a partir das 19h, no palco da Praça da Matriz.
História – A romaria começou em 1775, quando o frei capuchinho Apolônio de Toddi, após celebrar uma missa no dia 31 de outubro, em uma capela improvisada, disse aos fiéis: “Nos dias santos venham visitar os santos lugares”. Esse dia, então, foi instituído como o dia da Romaria de Todos os Santos.
Redação: CN*Informação: Noticias de Santaluz