Uma prática comum no grupo liderado pelo ex-prefeito Hamilton Rios em Conceição do Coité, desde de 1990, quando o ex-deputado Emério Resedá (PDT), disputou sua primeira eleição, é dobradinha com um candidato à deputada federal visando apoio políticos em suas bases eleitorais na troca do voto, facilitando a vitória. Esta dobradinha acontece geralmente sem a preocupação com amarras ideológicas ou compromissos com o município.
As chamadas “dobradinhas” para as eleições proporcionais são uma questão de sobrevivência e uma forma de “potencializar” o voto. Nesta lógica tem dado certo no conhecido “grupo dos vermelhos” e quando apoiaram apenas um candidato, obtiveram resultado positivo a exemplo de 1990, Emério Resedá fez dobradinha com Jairo Azi já falecido, em 1998, com Aroldo Cedraz, 2002, mesmo separado de Hamilton Rios, Emério dobrou com ACM Neto, juntos novamente em 2006, voltou a dobrar com Aroldo Cedraz e 2010, Tom Araújo candidato, fez dobradinha com Fábio Souto.
Em 1994, o grupo fracionou e Hamilton Rios apoiou o atual prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, que disputada uma vaga no Congresso Nacional, o prefeito da época, Everton Rios, ficou com Aroldo Cedraz, e os Resedá com Jairo Azi, ambos na disputa pela reeleição. Nesta eleição, Emério Resedá ficou na primeira suplência.
Em 2012, o grupo liderado por Hamilton Rios conseguiu repassar 3.166 votos para o deputado federal Fábio Souto, ficando na quarta posição entre os votos no município e o prefeito da época Renato Souza 5.789 votos para João Leão, vice-governador eleito na chapa do petista Rui Costa. Fábio Souto não esteve nenhuma vez ao longo dos quatro anos em Coité e João Leão, participou do mandato de Souza quando deputado e secretário de infraestrutura, além de participar de comícios na campanha de 2012. Renato, nesta eleição não acompanhou Leão, apesar do chamamento público progressista no comício de Rui em Coité no início de setembro.
Nesta eleição o deputado Tom Araújo dobrou com o colega democrata Elmar Nascimento e mais uma vez, obteve êxito. Tom Araújo ficou na segunda posição em Campo Formoso, principal base de Elmar, município administrado por seu irmão Elmo Nascimento, prefeito Interino, com 6.959 votos e em Conceição do Coité, os integrantes da família Rios souberam conduzir o grupo e Nascimento ficou também na segunda posição com 8.032 votos.
No comício em Conceição do Coité, no dia 15 de setembro, com a presença de Paulo Souto, Tom Araújo pediu para Elmar Nascimento não decepcionar o povo de Coité e como resposta, discursando logo em seguida, o colega democrata disse que esta será sua sexta eleição, está no quinto mandato, venceu todas as eleições que disputou e garantiu está preparado para ser o representante do grupo liderado por Hamilton Rios. “Serei o deputado do grupo e o único deputado federal a ser eleito para a representação de Coité”, falou Nascimento.
Os principais políticos de Campo Formoso, souberam “jogar” e obtiveram vantagem eleitoral. Adolfo Meneses (PSD), recebeu a contrapartida de 7.449 votos em Euclides da Cunha na dobradinha com o candidato a deputado federal José Nunes (PSD). O social democrata foi lembrado, a pedido de Menezes por 13.166 eleitores, vencendo inclusive Elmar Nascimento, que obteve 11;015 votos.
Redação CN