Da capital ao interior, do litoral ao semiárido, na zona rural, distrito e povoado. A deputada Neusa Cadore percorreu diversas regiões do estado nos três meses da campanha política. Foram mais de 30 mil quilômetros rodados pela parlamentar, que retornou em localidades que já acompanha e esteve em municípios onde a parceria está começando.
“Quando visitamos uma localidade, não fazemos apenas reuniões. Vamos até os bairros e comunidades para ver de perto as necessidades. Conversando com a população a gente consegue transformar das demandas locais em projetos e indicações ao governo”, explica a deputada Neusa. Um exemplo disso foi a construção da Adutora de Pedras Altas que levou água para 172 mil pessoas na região da Bacia do Jacuípe e Sisal, um pedido de Neusa que o governador Jaques Wagner atendeu.
A Bacia do Jacuípe é o ponto de partida da trajetória política de Neusa e durante a campanha ela visitou diversas comunidades, associações e grupos do território. Foi nesta região que a parlamentar fez uma grande carreata que percorreu 12 municípios e contou com a participação de centenas de carros. Um grande comício com a majoritária também movimentou a cidade de Ipirá no mês de setembro.
Neusa também esteve em municípios de diversos Territórios, como Piemonte da Diamantina, Piemonte do Paraguaçu, Semiárido Nordeste II, Salvador e Região Metropolitana, Oeste, Velho Chico, Chapada Diamantina.
Entre os novos grupos novos que apóiam a Campanha 13690, estão associações de mulheres do Litoral Norte da Bahia, associações da Ilha de Vera Cruz e região metropolitana. Já na capital, Neusa ouviu as demandas de associações e grupos da feira de São Joaquim, segmentos ligados à economia solidária e cooperativismo, trabalhadoras domésticas e de bairros como Águas Claras, Boca do Rio, Itapuã e IAPI, entre outros.
Mais de 100 cidades são acompanhadas diretamente pelo Mandato da Gente e onde Neusa não pode ir, lideranças e apoiadores estiveram presentes para apresentar o projeto político e fazer a campanha. “Construímos um mandato coletivo e participativo. São inúmeras as pessoas que voluntariamente nos ajudam a trabalhar pelo bem comum. Muito obrigada a cada um que contribuiu com este processo”, disse Neusa.
O encerramento da campanha de Neusa será em Pintadas, onde a candidata foi prefeita por duas vezes, entre 1997 e 2004. Uma grande carreata percorrerá, durante todo o dia, os principais povoados do município, que está na quinta gestão petista.
Trajetória Política – Nascida em Santa Catarina, Neusa Cadore chegou à Bahia há 30 anos para desenvolver um trabalho missionário no semiárido. Em 1996 foi eleita prefeita de Pintadas, primeira mulher do PT a assumir um Executivo municipal no Estado.
Neusa foi eleita deputada estadual em 2006, sendo reeleita em 2010. Na Assembleia, se destaca pela defesa da agricultura familiar, da convivência com o semiárido, das mulheres, dos trabalhadores do campo e da cidade. Também trabalha em prol da juventude, da cultura, da educação e de políticas públicas estruturantes.
Neusa foi relatora de importantes leis como a do Cooperativismo, das Escolas Famílias Agrícolas e da Economia Solidária. Está na luta pela implantação da Universidades Federais do Nordeste da Bahia e da Chapada.
Ascom Neusa Cadore