Após participar de uma reunião com o governador Jaques Wagner (PT) e candidatos eleitos, Rui Costa (PT), governador, João Leão (PP), vice-governador e Otto Alencar (PSD), senador, na última quinta-feira (09), com a presidente Dilma Rousseff (PT), onde se discutiu as estratégias para a campanha do segundo turno, o prefeito Adriano de Araújo (PT), convocou os amigos e correligionários para comemorar o resultado eleitoral do último dia 05 e começar oficialmente a campanha para reeleição da presidente Dilma (PT), que foi votada por 8.089 eleitores, correspondente a 74,20% dos votos válidos e Aécio Neves (PSDB), obteve 2.008 votos (18,42%). Ele também comemorou a expressiva votação do do governador eleito Rui Costa (PT), 6.249 votos (61,66%), contra 3.666 votos, Paulo Souto (36,18%) e para o senado, Otto Alencar, 5.422 votos (56,21%) e Geddel Vieira, 3.737 votos (40,12%).
Em carro aberto, Adriano e o deputado eleito Gika Lopes (PT), participaram de uma carreata no final da tarde de sábado (11), saiu da Rua José Américo, passando pelos povoados de Brasa, Bola Verde, Lagoa do Canto, Baixão e chegando por volta das 18hs ao povoado de Setor. A comunidade do Setor é a maior do município e os candidatos apoiado pelo prefeito venceu em todas as urnas onde votam aproximadamente 3.000 pessoas.
Os deputados apoiados pelo prefeito também foram os mais votados. Afonso Florence (PT), federal, recebeu 22,36% dos votos válidos (2.358 votos) e Gika Lopes, 28,16% (3.026 votos) e aqueles apoiados pela oposição ficaram na segunda posição, João Gualberto (PSDB), federal, 22,4% (2.335 votos) e Tom Araújo (DEM), 21,98%, (2.360 votos). Em 2012, a vitória de Adriano foi considerada a surpresa eleitoral no estado, quando venceu um grupo político predominante a mais de duas décadas no poder com 61,75% dos votos válidos, ou seja, 7.726 votos, contra 4.785 votos, (38,25%), obtidos por Tercio Nunes Oliveira (PDT).
Adriano ficou satisfeito pelo trabalho realizado pelo seu grupo político que conseguiu transferir votos para todos os candidatos que apoiava, numa demonstração de força, liderança e compreensão dos munícipes no projeto apresentado a comunidade em 2012, “mesmo tendo sofrido desgaste nos primeiros meses, ou seja, no primeiro ano e meio de governo”, admitiu professor Adriano, como é conhecido o petista. Ele disse ainda que ao encontrar as dificuldades e incompreensão de alguns companheiros de caminhada e pressão da oposição, foi as comunidades, ficou mais perto do povo, discutiu a administração, ouviu sugestões e os resultados foram visto nas urnas.
O prefeito falou também que os resultados das urnas foi uma maneira de agradecer o trabalho que vem sendo realizado no Bairro das Pedrinhas. Ali está sendo construída uma praça pública e pavimentação de duas ruas, Boa Vista e Boa Esperança, e uma travessa, num total de 3.500 metros quadrados de pavimentação, com recursos do Governo do Estado e da Prefeitura. A Praça será na Cidade Nova, onde existe uma igreja católica, e contará com um pequeno parque infantil, paisagismo, bancos e mesa de concreto. “No início de setembro estivemos no bairro, apresentamos os projetos e conversamos com o sobre cronograma de obra”, lembrou.
Demostrando preocupação com água, Adriano flou sobre as obras da segunda fase do poço da Cabeça do Boi, obra orçada em R$ 300 mil, beneficiando 300 familias que residem nas comunidades de Malhador, Olhos d’Água e toda aquela micro região do município.
O prefeito disse que estava “engasgado” e o resultado eleitoral veio como um grito de liberdade e teve que combater dois grupos, um com ex-prefeitos e cinco vereadores e o outro com ex-prefeito, a atual vice-prefeita Ivana Meury de Araújo Moura (PSD) e quatro vereadores. “Caminhamos com os vereadores Robson dos Santos Pereira, mais conhecido como Professor Robson e Isaias de Oliveira, ambos do PT, com líderes comunitários, a exemplo de Bereu do Setor e tantos outros e o resultado foi essa expressão de votos”, contou o chefe do executivo.
Ao falar para uma multidão, Adriano agradeceu os votos e disse que precisava de um deputado que conhecesse o município, seus problemas e ajudasse encontrar as soluções e viu em Gika o que melhor se enquadrava neste cenário. Gika, falou da satisfação em receber a maioria dos votos no município e reforçou mas uma vez o compromisso de focar seu mandato na questão da saúde e a construção de um hospital e fortalecer os municipais.
Após o evento na praça, Gika e Adriano foi visitar a senhora Aurenita Rodrigues, conhecia como Bitinha, que, mesmo operada, foi votar nos candidatos de Adriano e ao CN falou que estava bem feliz por isso.
Redação CN * fotos: Facebook Gika Lopes