O período de seca enfrentado por cidades no norte baiano nos últimos meses, tem revelado itens curiosos. No município de Sento Sé, onde áreas urbanas foram inundadas em 1974 com a represa de Sobradinho para construção da hidrelétrica, a redução do nível da água deixou à mostra ruínas de um antigo povoado.
Registros feitos pelo fotógrafo Odair de Oliveira detalham os vestígios das antigas casas do povoado de Tombador de Baixo. É possível identificar alicerces e pisos das casas após mais de 40 anos debaixo d’água.
“Foto curioso é que esse antigo povoado ficava há aproximadamente uns 70 km acima da cidade de Sento Sé antes das inundações, hoje é um bairro da nova cidade de Sento Sé”, relatou Odair.
Histórico – O lago de Sobradinho é uma represa artificial, feita na década de 1970 para a construção de uma das maiores hidroelétricas do Brasil e a maior da Bahia, a usina hidrelétrica de Sobradinho. Está localizada ao norte do estado, cercada pelos municípios de Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho, que foram inundados durante a construção da hidroelétrica e formação da represa.
Fonte: Repórter Brasil e Bocão News