Nem bem terminou uma eleição, as articulações já se iniciaram para outra em Riachão do Jacuípe. Este ano teve a eleição do primeiro turno em 5 de outubro, depois, no dia 26 do mesmo mês, segundo turno e na sequência, na maioria dos municípios brasileiros, eleição para eleger os novos membros da Mesa Diretora das câmaras de vereadores. Em Riachão do Jacuípe, ainda não aconteceu a eleição para presidência do Poder Legislativo, mas um grupo de pessoas se movimenta para a eleição de 2016 e trabalha o nome do empresário do ramo do agronegócio, José Ramiro Ferreira Filho (PSD), conhecido por Zé Filho para candidato, único apoiado pelos partidos e grupos que fazem oposição a prefeita Tânia Matos (PDT).
O desejo de unidade ficou nítido nas atividades realizadas neste domingo (23), que tiveram início pela manhã, quando o social democrata visitou os bairros do Ranchinho, Clériston Andrade e Alto do Cruzeiro, onde aconteceram jogos pelo terceiro campeonato de bairros, com apoio exclusivo de Zé Filho. A força oposicionista ficou evidente no campo de futebol Vaqueiram, no bairro Alto do Cruzeiro (foto acima), os sete vereadores da bancada de oposição, formada por Célio Roberto Silva Brito (PHS), “Celinho da Saúde”, José Nivaldo Cordeiro (PRB), “Ninho Moto Boy”, Adonias Alves dos Santos (PSD), Antonio Marcos Oliveira Silva (PP), “Marquinhos”, Luiz Valdoberto de Oliveira (PHS), “Beto de Eny”, José Antonio Ferreira Brito Júnior (PHS), “Juninho” e Franklin dos Santos Santana (PCdoB), se incorporaram a comitiva e em carreata, seguiram para residência de Zé Filho, onde houve uma série de pronunciamento.
Os vereadores Beto de Eny, Ninho Moto Boy e Celinho da Saúde, disseram ao CN que não tinham o nome de Zé Filho para uma possível candidatura, porém, o desejo de todos era a união das oposições. Franklin dos Santos, falou que foi o primeiro a defender o nome do Social Democrata e sua decisão foi bem antes da eleição, enquanto Juninho demonstrava convicção da união do grupo em torno do nome de Zé Filho. Adonias Alves também fechou com o Social Democrata e caminharam juntos na eleição para deputados tendo apoiado Adolfo Menezes (PSD), para deputado estadual e João Bacelar (PR), para federal. Na área territorial da maior base eleitoral de Adonias, nas nove urnas do Distrito de Barreiros, Adolfo obteve aproximadamente 500 e João Bacelar, 600. “Ganhamos em todas as urnas da região de Barreiros”, comemorou Adonias.
Os reeleitos deputados Adolfo Menezes e João Bacelar, estiveram presentes na reunião e agradeceram os votos obtidos na eleição do outubro e reafirmaram o compromisso de ajudar no desenvolvimento de Riachão. Eles foram os mais votados no município, o que contribuiu para ascensão eleitoral de Zé Filho e sua projeção para candidato prefeito pelo grupo de oposição. Adolfo Menezes obteve 3.186 votos, correspondente 17,68% dos votos válidos e João Bacelar, 3.782 votos, 27,67%.
Na foto acima, Zé Filho aparece ao lado dos deputados, vereadores e um grupo de militantes que vestiam camisa com o titulo da música de Gilberto Gil, “Andar com Fé” na frente, e nas costas “a fé não costuma faiá”. Zé Filho disse que está decidido a lançar sua candidatura no futuro, mas não irá impor.
Zé Filho agradeceu ao apoio do ex-deputado João Emílio e chamou os sete vereadores de “sete amigos, sete irmãos. “Fui vereador por três mandatos, quatro vezes presidente da Câmara, diretor do Hospital, candidato a vice-prefeito duas vezes e o grande segredo do homem público é multiplicar os poucos recursos que os municípios recebem e estou preparado, sei como fazer isso”, concluiu.
Atendo, o repórter fotográfico do CN, Raimundo Mascarenhas, fotografou tudo e você pode ver no álbum de fotografia mais detalhes do encontro político no inicio da tarde de domingo na chácara de Zé Filho.(CLICK AQUI)