O projeto “Circuito Cultural do Boi de Janeiro” há décadas é tradição no município de Araci, também conhecido como festa de reis, festa do boi bumba, Festa do Bumba meu Boi, o Boi de Janeiro em Araci acontece anualmente por influência dos Grupos de reisados, Ong´s, entidades e pessoas que veem nesta prática folclórica um momento todo especial de promoção, valorização, difusão, financiamento, manutenção e resistência cultural.
Após a lapinha de natal (25/12), com um boi confeccionado artesanalmente (de madeira, ferro, cabeça de boi seca, palha de sisal e tecido), de porta e em porta cantando, dançando, sambando e fazendo batuques de época. estes visitam as residências (entre 25/12 à 06/01) que os recebem com guloseimas e bebidas caseira, recebem agrados de todos os tipos, estes se apresentam em palco sempre entre os dias 06 e 07 de Janeiro de cada ano.
Tipicamente o boi bumbá, a mulinha, o jaraguá, o vaqueiro e a fateira, servem de grande diversão para a população, principalmente a infantil, pois estes personagens se misturam a população amedrontando os menos corajosos, brincando afoito com todos.
Já o projeto servirá especificamente de capacitação com oficinas de Música, de literatura, Saberes e Fazeres, Confecção de Folders, Livro de Cordel, CD de Música e DVD com documentário sobre a historia do Boi de Janeiro de Araci, aquisição de Instrumentos Musicais e Vestuário e a realização do Circuito Cultural do Boi de Janeiro nos municípios de Araci, Barrocas, Teofilândia, Santa Bárbara, Euclides da Cunha e Conceição do Coité.
Euclides da Cunha – Neste domingo (14) o Grupo Boi de Janeiro e Reisado Cangalha Cultural de Araci, abriu o Circuito na cidade de Euclides da Cunha.
Santa Bárbara – No dia 28 de dezembro será na cidade de Santa Bárbara, também com o grupo de Araci, e o grupo Reis de Santa Bárbara.
Barrocas – Dia 04 de janeiro é a vez de Barrocas com o Grupo Boi de Janeiro e Reisado Cangalha Cultural de Araci e Reis de Barreira.
Teofilândia – No dia seguinte (05), será em Teofilândia. A animação fica por conta dos grupos Boi de Janeiro e Reisado Cangalha Cultural de Araci e Reis de Barreira.
Araci – Já 06 de janeiro, data em que se comemora o dia de Reis, é a vez de Araci, onde há uma tradição de décadas. Boi de Janeiro e Reisado Cangalha Cultural de Araci e Reis de Barreira novamente se apresentam neste dia.
Coité – O último dia do circuito será no final de janeiro, em Conceição do Coité. Em 25 de janeiro o grupo de Araci, mais uma vez, encerra o Boi de Janeiro.
As apresentações ocorrem em praças, ruas, centros culturais, espaço culturais, escolas e residências das cidades. Estima-se um público médio de duas mil pessoas durante o evento, em cada município.
Assessoria do evento