Foi adiado para janeiro de 2015, o prazo para entrar em vigor a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece o aumento da carga horária em cinco horas/aula do curso prático de direção veicular de 1ª habilitação e adição de categoria.
O comunicado à imprensa foi feito por meio de nota da diretoria geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba). A nota informa que a Associação Nacionais dos Detrans solicitou a prorrogação ao Departamento Nacional (Denatran) fundamentada nos procedimentos operacionais necessários para a implantação da referida legislação.
Por conta da Resolução, de nº 493, o Sindicato das Autoescolas e do Centro de Formação de Condutores anunciou que o valor da alteração, que será repassada para os condutores em formação, vai variar entre R$ 300 e R$ 500. A notícia gerou a insatisfação da população que considera caro o valor pago para tirar habilitação.
De acordo com o coordenador da 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Silvio Dias, a expectativa é que os candidatos tenham uma melhor formação e que haja o aumento da segurança no trânsito.
“Essas 5 horas/aula a autoescola pode substituir quatro delas pelo simulador, que vai trazer algumas condições adversas, como chuva e noite, e com isso a pessoa não precisa ir exatamente para a rua para realizar as aulas noturnas”, afirmou o coordenador da Ciretran.
Fonte: Acorda Cidade