Morreu na manhã desta sexta-feira (26), o jovem cansançãoense Cleber dos Santos Moreira, 20 anos, que foi transferido para Salvador em um UTI aérea na manhã de ontem (25).
Segundo informações, Cleber faleceu por volta de 09:00h da manhã, apos sofrer uma parada cardíaca. A família do jovem, que reside no povoado de Pocinhos, havia conseguido na justiça uma liminar que obrigou o estado a disponibilizar uma vaga e custear sua transferência para o hospital Ana Nery (HAN).
Doença – Cleber tinha Cardiomegalia, significa que o coração estava maior que o normal. Quando o coração aumenta de tamanho, ele perde força. As fibras ficam estiradas e com o tempo, a pessoa sente sintomas de insuficiência cardíaca (incapacidade de o coração bombear sangue oxigenado suficiente para as necessidades básicas). Quanto pior a função, maior a probabilidade de arritmia cardíaca, morte súbita e cansaço aos esforços.
Transferência – Após passar quase 30 dias internado no hospital Municipal Senhora Santana em estado grave, aguardando na fila de regulação do estado por uma transferência para uma unidade hospitalar de grande porte que lhe possibilitasse melhores chances de lutar pela vida.
O jovem conseguiu na justiça uma liminar que obrigou o estado a disponibilizar uma vaga e custear sua transferência para o hospital Ana Nery (HAN) em Salvador. As 10:00h da manhã desta quinta-feira (25), ele foi levado de ambulância até o aeroporto da vizinha cidade de Monte Santo, de lá embarcou na UTI aérea para a capital.
O jovem e seus familiares residem no povoado de Pocinhos, o seu pai Saturnino Moreira, destacou que o rapaz teve uma vida normal até os 19 anos, porém nos últimos meses o seu estado de saúde se agravou consideravelmente.
Portal de Noticícias