Depois de mudanças bruscas na temperatura, com o tempo nublado e forte calor, as chuvas voltaram a cair na noite desta terça-feira (16) em Riachão do Jacuípe, começando por volta das 20h e continuando até a madrugada.
Na sede, as chuvas foram seguidas de relâmpagos e trovões. O Rio Jacuípe passa com muita água, o que mostra que nas outras regiões a situação não foi diferente. O nível do rio preocupou moradores ribeirinhos nos bairros Alto do Cruzeiro, Bela Vista, Alto do Cemitério e Ranchinho. O bairro mais atingido até o momento é o Alto do Cruzeiro, onde algumas casas que ficam na saída para a estrada da Barragem foram inundadas.
No Distrito de Barreiros, segundo as informações, onde as chuvas foram intensas, o Rio Jacuípe também passou com muita água. Na região da Nova Esperança, Taipoca e Traz da Roça o Rio Verde (afluente do Jacuípe) a correnteza impediu a passagem dos moradores.
As chuvas foram fortes também nas regiões do Povoado de Chapada, Vila Aparecida, Campinas, Abóboras, Laranjeira, São Lourenço, Lagoa do Golfo, Queimada Grande, Descanso, Caldeirão Grande, Limeira e Mocó.
Na região de Pedra Lisa, Poções, Lagoa da Umburana, Serrada e Canela Dema, as chuvas também foram satisfatórias, inclusive o Riacho do Morro passou cheio, segundo informações de moradores. “O Riacho do Morro tem água demais, tu é doido!”, disse um morador admirado.
Municípios vizinhos:
Em Nova Fátima, as chuvas também foram fortes, inundando várias ruas e chegando a encobrir alguns carros que estavam estacionados. Segundo Gilson Ney Carneiro, por causa das chuvas, a rodada do campeonato de Futsal do município, que aconteceria nesta terça-feira (16), foi adiada.
Segundo um morador do município, além disso, as chuvas inundaram várias casas, mais de 20 pessoas ficaram desabrigadas e as águas atingiram fortemente os bairros Casas Populares e José Lopes, este em consequência das águas do açude, que transbordou.
Em Pé de Serra, na região de Pedra Bonita as chuvas foram intensas. “Lá choveu bem mesmo, os tanques pequenos jogaram água pra fora”, disse João Milton Carneiro dos Santos, morador da comunidade.
Em Ichu, que vivia um drama pela falta de água, a trovoada também chegou forte. Segundo informações de um morador, choveu bem tanto na sede quanto na zona rural. “Represa pequena encheu tudo”, sintetizou o morador.
Em Capela do Alto Alegre, segundo uma moradora, as chuvas também foram boas. “Choveu bem na sede, sei que choveu em quase todo o município, mas não tenho ainda detalhes”, informou.
Fonte: Interior da Bahia