O salão Iemanjá do Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, foi palco de encontro de todos os candidatos eleitos na eleições de 05 de outubro no Estado da Bahia, na tarde desta segunda-feira (15).
O Tribunal Regional Eleitoral – TRE diplomou Rui Costa (PT) eleito governador da Bahia para a gestão 2015-2018, seu vice João Leão (PP) Otto Alencar eleito senador da república com mandato de oito anos, a iniciar em janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2021.Foram diplomados os 39 eleitos e reeleitos deputados federais e por último os 63 estaduais, os representantes do Legislativos tomarão posse em 1º de fevereiro 2015, ou seja, um mês depois de empossado governador, senador, e deputados federais.
A diplomação está prevista no artigo 215 do Código Eleitoral e é considerada a última etapa do processo eleitoral, que tem início com as convenções partidárias, passa pelo registro de candidaturas, chegando ao dia da eleição propriamente dita. O ato, que torna o candidato vencedor apto a tomar posse no cargo, é de competência da Justiça Eleitoral, que, há 82 anos, organiza e consolida todo processo.
Após a diplomação, os representantes eleitos do Poder Executivo tomarão posse nos respectivos cargos públicos em 1º de janeiro de 2015. Já os do Poder Legislativo serão empossados em 1º de fevereiro do mesmo ano.
O território do Sisal que vai contar com quatro deputados estaduais, sendo dois naturais de Conceição do Coité (Alex e Tom); Serrinha (Gika) Monte Santo (Vando) marcaram presença e ergueram com orgulho o diploma. Alex Lopes (PMDB), conhecido Alex da Piatã vai representar o estado pela primeira vez, ele disse ao Calila Noticias que fará um mandato voltado sobretudo para corresponder as expectativas daqueles que lhe confiaram o voto,” serei um deputado a favor dos beneficios dos baianos de modo geral, mas temos que ter um olhar especial para os municípios onde pisamos e recebemos as reivindicações”, garantiu Alex.
O prefeito de Conceição do Coité Francisco de Assis (PT) responsável por um terço da votação de Alex, esteve presente no ato de diplomação, acompanhado do presidente da Câmara Municipal vereador Adalberto Neres Gordiano (Betão) o lider do Governo na Câmara vereador Danilo Ramos ambos do PT e o vereador Raimundo Carneiro (PMDB). Esiveram ainda no ato o vereador do PMDB Gel de Tetê e o presidente do PT municipal Aroldo Portugal.
O governador Jaques Wagner acompanhou a diplomação dos futuros governador do Estado, Rui Costa, e senador Otto Alencar, e falou sobre os desafios da próxima gestão. “O ano que vem é muito importante. [Completam] três décadas de democracia ininterrupta no Estado brasileiro e isso mostra o amadurecimento dessa democracia, que as instituições estão funcionando. Mas algumas coisas têm que mudar e por isso aposto na reforma política, que acompanharei de perto a partir do ano que vem”.
Para o presidente do TRE baiano, Lourival Trindade, a cerimônia é o encerramento de um longo processo, iniciado com a organização do pleito, e também é motivo de comemoração para todos os envolvidos. “Estamos aqui legitimando os eleitos para que eles tomem posse de seus cargos no ano que vem, e esperamos que eles honrem seus mandatos. Essa é a expectativa do povo brasileiro, seguindo princípios constitucionais como impessoalidade, moralidade e legalidade”.
Redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas
Obs: não foi possível o registro de todos os diplomados diante da presença de um fotógrafo que justificaram como sendo designado para realizar o registro oficial, ficando em cima do palco e atrapalhando o trabalho de mais de 100 profissionais inclusive das emissoras de TV, ou seja, no momento exato da entrega o certificado aparecia o fotógrafo e ficava como uma cortina escura sobre o diplomado.