O Tribunal de Contas da União (TCU) realizará, nesta quarta-feira (10), às 10h, a cerimônia de posse do ministro Aroldo Cedraz, eleito para o cargo de presidente do tribunal para o ano de 2015, e do ministro Raimundo Carreiro, eleito para o cargo de vice-presidente. Aroldo Cedraz foi eleito no dia 03 por 7 votos a 1, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), irá substituir Augusto Nardes, que ocupa o cargo desde 2013.
Hoje vice-presidente da corte, Cedraz é doutor em medicina veterinária e professor universitário. Ele foi deputado federal entre 1991 e 2007, quando foi indicado, pela Câmara, para ocupar vaga de ministro do TCU e pela regra informal que rege as eleições no tribunal, é eleito presidente o ministro mais antigo que ainda não tenha exercido a função.
O mandato é pelo período de um ano, mas cada ministro pode ocupar a presidência por dois anos seguidos, o que normalmente acontece, devendo ficar no cargo até o final de 2016. Aroldo Cedraz tomou posse no cargo de ministro do TCU em 19 de janeiro de 2007, depois de ser eleito pela Câmara dos deputados para ocupar a vaga do ministro Adylson Motta, aposentado em agosto de 2006.