O vice-prefeito de Conceição do Coité, Alex Lopes da Silva, 40 anos, renunciou ao cargo na quarta-feira (28) para ser empossado deputado estadual no próximo dia 02. O documento de renúncia foi entregue na manhã desta quarta-feira (28) ao presidente da Câmara, vereador Ivaldo Araújo Almeida (PSD), ao prefeito Francisco de Assis (PT) e protocolado no cartório eleitoral da 132ª zona eleitoral.
O primeiro a receber o documento foi o vereador Araújo, como é conhecido o presidente da Câmara que parabenizou o futuro parlamentar e desejou sucesso no novo desafio. Ao entregar a carta de renúncia, Alex da Piatã, como popularmente é chamado, lembrou que foi eleito juntamente com o prefeito Assis no pleito de 2012 e que estava dando conhecimento aos poderes constituídos do município e à população local, em cumprimento a Lei Orgânica do Município, da sua decisão de renúncia naquela data do cargo de vice-prefeito.
No gabinete do prefeito, onde estavam os vereadores do PMDB, Raimundo Carneiro de Oliveira e Jerônimo Mendes de Oliveira, conhecido por Gel de Tetê, além dos petistas Adalberto Neres Pinto Gordiano, “Betão” e Analene Ferreira da Silva, secretários e assessores, Alex entregou ao prefeito Assis uma cópia da carta e disse que deixava o cargo público conferido pela população coiteense em 2012 através do voto, mas não deixava a luta. “O cargo de vice-prefeito foi o instrumento que tive para servir a um projeto político que sempre idealizei para nosso povo de Coité e este projeto me impõe um novo desafio, uma nova tarefa, incompatível com a função de vice-prefeito, mas não menos nobre”, falou Alex.
“É minha obrigação seguir adiante dando minha contribuição de homem público na busca de melhorias na vida do nosso povo, ampliando nossa luta, nossos ideias, nossa voz para todo o Estado da Bahia e renuncio o mandato de vice-prefeito certo de que me dediquei ao máximo para atender da melhor forma ao povo e o faço para assumir a tarefa de deputado estadual que tem o mesmo objetivo, que é continuar me dedicando por uma Bahia melhor para nossa gente”, concluiu.
O prefeito Assis externou sua confiança em Alex, agora com uma função mais ampla e destacou o trabalho que realizaram juntos nestes dois anos e disse ter consciência que houve mudança na qualidade de vida das pessoas e cuidaram de gente. “Sei que Alex vai fazer este mesmo trabalho na Bahia”, afirmou o chefe do executivo coiteense.
Alex da Piatã, casado, pai de três filhos, duas meninas e um menino, e empresário, nível de escolaridade superior completo, eleito pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) obteve 45.519 votos, correspondente 0.67% dos votos válidos. Em um ritual fixado pela Constituição da Bahia para a posse dos deputados eleitos em cinco de outubro, Alex participará de duas sessões preparatórias, sendo a primeira no dia 1º de fevereiro, domingo, às 14h30, que tem caráter formal e constará da chamada dos parlamentares para a entrega dos diplomas, trata-se de um passo indispensável para a posse, pois os diplomas conferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral deverão ser registrados junto a Secretaria Geral da Mesa e publicados no Caderno do Legislativo do Diário Oficial. Nesta sessão não serão feitos pronunciamentos, mas marca o início da 18ª legislatura e o fim do mandato dos atuais deputados estaduais.
Na segunda-feira, dia 02, acontecerá outra sessão preparatória às 10h, sendo concluída a posse dos parlamentares que integrarão a nova Legislatura com o juramento previsto na Constituição Estadual e a declaração de posse. Neste mesmo dia os trabalhos prosseguirão com a realização da eleição dos integrantes da Mesa Diretora, nove titulares e cinco suplentes.
Alex vai ocupar o gabinete 108 do prédio Anexo da Assembleia Legislativa, edifício Wilson Lins e terão os telefones 3115-4074/3115-5253/3115-5542/3115-7189 para atendimento ao público. O ato de posse será transmitido ao vivo pelo Calila Notícias.
Redação: Devdy William