As condições do tempo na Bahia não devem sofrer grandes alterações nos próximos dias, de acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema). A massa de ar quente e seco continua em atuação, o que deixa o céu com predomínio de sol em boa parte do Nordeste brasileiro.
Na Bahia, a atuação deste sistema é mais intensa nas regiões oeste, São Francisco, norte e Chapada Diamantina, onde além de deixar o céu variando de parcialmente nublado a claro, mantém a temperatura elevada – máxima de até 36°C, principalmente nas regiões oeste, São Francisco e norte.
No oeste baiano, o calor intenso durante o dia pode provocar eventos isolados de chuva, sendo mais frequentes no final da tarde e noite. Temperatura mais amena, com mínimas de até 16°C, é esperada para as regiões serranas da Chapada Diamantina. A influência desse sistema meteorológico é menor nas regiões nordeste, Recôncavo, sudoeste e sul, não impedindo que a umidade vinda do Oceano Atlântico, somada ao calor, contribua para chuva fraca e mais concentrada nas áreas litorâneas.
Durante o verão, a chuva é mais frequente no final da tarde e durante a noite. A temperatura deve variar entre mínima de 15°C (sudoeste) e máxima de 35°C (nordeste). Para Salvador e região metropolitana, a previsão também é de tempo quente, com temperatura que varia entre mínima de 23°C e máxima de 31°C. Essa condição, associada à umidade vinda do mar, aumenta as chances de ocorrer chuva fraca a qualquer hora dia.
Secom/BA