Os serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência no campo e na floresta, através da unidade móvel (ônibus), serão prestados durante todo o dia desta quarta-feira (14), no Assentamento de Nova Palmares. Segundo Eliana de Souza, coordenadora do Departamento de Política para Mulheres da Prefeitura de Conceição do Coité, os atendimentos por intermédio das unidades móveis é uma das ações estratégicas do programa do Governo Federal: “Mulher: Viver sem Violência”, que consiste em um conjunto de ações estratégicas de enfrentamento à violência contra a mulher.
A unidade móvel é um ônibus especialmente desenvolvido para o trânsito fora de estrada, adaptado para o atendimento às mulheres do campo e da floresta. O ônibus é composto por duas salas de atendimento fechadas, para garantir a privacidade das mulheres atendidas; mesa, computador, impressora, e ar condicionado em cada uma das salas; acessibilidade a cadeirantes; toldo retrátil na lateral do ônibus e 24 cadeiras, criando área de espera sombreada e gerador próprio.
O ônibus está adaptado e equipado para realizar o atendimento emergencial e preventivo, com equipe multidisciplinar treinada para a escuta das denúncias e a realização de um eventual primeiro atendimento.
A equipe, integralmente formada por mulheres, composta por motoristas, psicóloga, assistente social, e advogada, visitou na tarde desta terça-feira (13), a Secretaria de Comunicação e foi recebida pelo secretário Valdemi de Assis, onde passou as informações.
A unidade móvel irá ofertar os seguintes serviços: orientação jurídica; atendimentos com psicólogos e assistentes sociais; teste de tracoma (doença infecciosa que causa cegueira) além de palestras sobre a Lei Maria da Penha e outros direitos da mulher.
Nova Palmares será a primeira localidade a ser atendida com a unidade móvel em Conceição do Coité e na sexta-feira (16) o ônibus estará na comunidade de Ribeira, município de Araci.