A cultura bem representada – O governador Rui Costa visitou no sábado (10), a cidade de Muritiba, no Recôncavo baiano e entregou a ampliação da 1ª etapa do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) da Zona Fumageira, que vai beneficiar mais de 120 mil habitantes dos municípios de Muritiba, Sapeaçu, Cruz das Almas, São Felix, Conceição do Almeida, Cachoeira e Governador Mangabeira. Antes do ato, ele assistiu apresentação das Filarmônicas Lira Popular Muritibana, 05 de março e FANJ, uma tradição da região. Também foi apresentado uma outra tradição e muito bem aceita pelos presentes que acompanhou com palmas, o samba de roda “Segura a Veia”, do mestre Avelino.
Começa o governo com pé direito – O deputado líder do PSD na Assembleia Legislativa, Rogério Andrade, disse que o governador começou a gestão com o pé direito, visitando três municípios em dez dias, após a posse. Feliz com a quantidade de prefeitos presentes ao evento, o parlamentar enumerou cinco que recebeu apoio na eleição de outubro de 2014. Mas, para o parlamentar falar, o governador Rui Costa deu uma mãozinha e ajustou o microfone.”pra mim uma honra o governador ajeitar o microfone pra mim”, disse o deputado.
Marcelo Nilo diz que Rui gosta de sentir cheiro de gente – O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia Marcelo Nilo – PDT como fez no Governo Wagner durante oito anos, iniciou no Governo Rui, o acompanhamento de perto das ações do chefe do executivo e segundo ele iniciou a nova caminhada e destacou as opções de prioridades do governo externado no discurso de posse, educação, saúde e segurança e disse acreditar no governador que sai do conforto do ar condicionado e vai sentir o cheiro do povo. “Mostrando que é do time Lula, do time de Dilma e do time de Wagner, sentir o cheiro do povo e as necessidades dos municípios. Estivemos juntos nesta caminhada e apenas com dez dias empossado, já visitamos Nova Redenção, Itapetinga e Muritiba”, concluiu.
Campanha da UPB – Em cima do palanque era possível ver a campanha para escolha do novo presidente da UPB caso seja eleito Ricardo Machado prefeito de Santo Amaro ou a reeleição de Maria Quitéria, prefeita de Cardeal da Silva. Aparentando uma campanha normal, estavam os cabos eleitorais das duas chapas com adesivos e a presença do prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado. Dos prefeitos presentes, apenas Roque Isquem, prefeito de Muritiba, colou adesivo a favor de Machado.
Todo dia 12 tem ação em Muritiba – Filiado e eleito pelo PDT, o Roque Isquem, disse que todo dia 12, realiza um ato na cidade, quer para inauguração, começar ou anunciar uma obra. Neste mês de janeiro, foi antecipado para o dia 10 em virtude da visita do governador que entregou a ampliação do sistema de abastecimento, que faz parte do programa Água para Todos, a população de Muritiba e de outras cidades – a exemplo de Sapeaçu, Cruz das Almas e São Félix – vão dispor de maior oferta de água potável. A obra incluiu implantação de 18 mil metros de rede de distribuição, duas estações elevatórias e 32 mil metros de adutora.
Poucos deputados presentes – Dos 64 deputados estaduais eleitos em 2014, 57 receberam votos em Muritiba, porém, apenas dois estiveram presente no evento, ou seja, Paulo Câmara (PDT) e Rogério Andrade (PSD). Todos os deputados federais eleitos receberam votos e neste caso, apenas o novato Bebeto do PSB, que obteve 330 votos, marcou presença. Deputado federal eleito para a legislatura que começa em fevereiro deste ano, Bebeto Galvão (PSB) ocupa como suplente a vaga aberta na Câmara dos Deputados, em Brasília, por conta da licença de Nelson Pelegrino (PT), que foi nomeado secretário de Turismo da Bahia. Como suplente, ele ficaria um mês num período em que as votações da Casa Legislativa estão em suspenso.Bebeto Galvão afirma que abrirá mão do vencimento como suplente, que chegaria a R$ 26,7 mil e mais 13º proporcional.
Felix Júnior e Antonio Brito, os mais votados não foram lá e as ausências não foram publicamente justificada.