A disputa pela presidência da União dos Municípios da Bahia – UPB sempre foi marcada por disputas acirradas, a eleição, para qual estão aptos a votar apenas os prefeitos dos 417 municípios baianos, sempre desperta o interesse de todos de quem será o voto do prefeito da capital no caso de ACM Neto que segundo a mídia anunciou que apóia a reeleição da prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB) e do governador Rui Costa que a duas semanas foi empossado.
Costa não se declarou em quem votar, mas na última semana repercutiu em todos os meios de comunicação da Bahia que uma voz feminina que se passava por irmã de Rui Costa, estaria fazendo ligações para os prefeitos pedindo voto para o prefeito de Santo Amaro da Purificação Ricardo Machado (PT), fato que preocupou a assessoria da candidata Quitéria que reagiu mandando uma nota para os orgãos de imprensa.
A prefeita de Cardeal da Silva e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria (PSB), afirmou que prefeitos baianos têm recebido uma falsa ligação com pedido de voto para o prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado (PT). De acordo com a nota,entre as pessoas que dizem ter recebido o telefonema está o prefeito de Lapão, Ricardo Rodrigues (PSD). “Ela disse que a ‘família Costa’ deve muito a Ricardo Machado. Desconfiei do tom da conversa e comentei com outros colegas que desmentiram”, disse Rodrigues. Ainda segundo Quitéria, o vice-presidente da UPB, José Bonifácio (PT), também esteve entre os receptores do que classificou como um “golpe baixo” e afirmou que Rui não interviria na eleição.
Após a repercussão do “golpe baixo”, surgiu uma nova informação de que a irmã de Rui Costa, a Rose Costa confirmou que realmente fez ligações. Rose fez questão de deixar claro, que faz as ligações por conta própria e que não tem interferência do governador. “Eu estou, sim, ligando para os prefeitos e pedindo apoio para Ricardo. Ele é meu amigo e eu tenho o direito de pedir apoio para quem eu quiser. E para isso eu não tenho que pedir autorização de ninguém. Eu digo nas ligações que sou irmã de Rui, mas que o meu pedido nada tem a ver com ele. Ele está nulo nessa eleição”, explicou Rose. “Eu sou livre para apoiar, inclusive, alguém que seja adversário de Rui”, lembrou. Rose se disse indignada com o fato de Quitéria classificar como falsas suas ligações aos prefeitos.
A eleição é tranquila neste momento (12h50), apenas uma urna de votação e como aconteceu em eleições anteriores, não está sendo permitido a participação de cabos eleitorais dentro do auditório.
O Calila vai continuar aqui e depois das 17h será divulgado o resultado final que definirá se os prefeitos optaram pela continuidade ou pela mudança de gestão na UPB.