Após a comissão mobilizadora anunciar que as cidades de Santaluz e Serrinha terão campus da Universidade Federal do Nordeste da Bahia – UFNB, o vereador de Conceição do Coité Danilo (PT), contestou a escolha através de nota enviada ao Calila Notícias.
Em seu manifesto, Danilo alega que faltou participação assídua das cidades na decisão e desse modo, um debate aberto: “quero demonstrar minha completa insatisfação com o formato de escolha dos futuros campus da UFNB (Universidade Federal do Nordeste Baiano) na região Sisaleira, considero que o debate foi restrito, não permitindo que as cidades tivessem uma participação ativa na tomada de decisão, entendo que esta construção não condiz com o histórico das forças sociais e políticas regionais envolvidas neste processo, que sempre pautaram pela lógica do amplo debate democrático, e que desta vez deixaram a desejar”, protestou.
Danilo ainda revelou que o prefeito Assis (PT) também ficou insatisfeito: “em conversa com o prefeito, ele demonstrou a mesma insatisfação e a disposição para juntos tentarmos dialogar com os personagens envolvidos para entender esta decisão”, completou.
Conforme o anúncio da comissão, a escolha seguiu critérios como localização, infraestrutura, densidade demográfica circunvizinha e acessibilidade para outros municípios. Serrinha sediará reitoria da Universidade.
Desde o ano passado, a mobilização popular pela criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia tem reunido milhares de pessoas dos territórios de identidade Bacia do Jacuípe, Sisal, Semiárido Nordeste II e Agreste Litoral Norte.
Redação CN