Com agenda movimentada no final de semana, o deputado Alex da Piatã (PMDB), acompanhou o governador Rui Costa (PT) na cidade de Rodelas na manhã de sábado (21), onde participou da entrega da pavimentação asfáltica do trecho de 31 km da BA 210 que liga Rodelas a Barra do Tarrachil, distrito de Chorrochó.
A obra teve um investimento de mais de R$ 11 milhões. “Essas duas localidades, as quais tenho um grande carinho, serão beneficiadas e vivenciam agora um momento importante”, disse o deputado estadual eleito mais votado das duas localidades nas últimas eleições.
“Eu acho importante registrar o empenho do governo do estado na revitalização das estradas baianas, onde escoam a produção. Cerca de 600 veículos passam por ali. São produtores, moradores e comerciantes e isso, com toda certeza, vai ajudar 115 mil baianos que utilizam a rodovia como principal meio de se locomover. A região hoje está feliz com a entrega desse trecho da estrada e eu compartilho dessa felicidade”, afirmou.
Alex foi à cidade na aeronave oficial e confidenciou que na oportunidade aproveitou para tratar de novos trechos. “Conversei com o governador Rui Costa (PT) e o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, no intuito de direcionar ação para a região do sisal, por exemplo,” contou.
Além de Rodelas e Barra do Tarrachil, os habitantes de Abaré, Mucururé, Paulo Afonso e Glória também são beneficiados com a obra e a entrega oficial foi realizada pelo governador Rui Costa.
O deputado Alex da Piatâ e governador ao chegarem ao palanque foram recepcionados por índios de quatro aldeias da região e na oportunidade Rui Costa falou sobre a importância de se recuperar estradas e garantir o transporte com qualidade e, sobretudo, segurança aos baianos.
“Entregamos hoje 31 quilômetros, mas não vamos parar por aí. Até o final do ano, entregaremos mais 17 quilômetros, que já estão em obras e vão custar cerca de R$ 7 milhões. Ainda reconhecemos a importância dessa rodovia e pretendemos licitar mais um trecho da BA-210”, revelou o governador.
O deputado Alex da Piatã também acompanhou o governador Rui Costa nas visitas a Escola Municipal Maria Estella Rodrigues Ferreira e ao Colégio Estadual Dulcina Cruz Lima, onde estão matriculados mais de 150 estudantes dos ensinos fundamental e médio e da Educação Profissional.
Eles passaram pelas salas de aula, que são todas equipadas com ar condicionado, biblioteca, laboratórios de informática, química matemática, biologia, quadra de esportes, sendo acompanhado de professores, gestores e alguns estudantes.
Na Escola foram recepcionados com o hino e a história de Rodelas, cantados pelos alunos do ensino fundamental. No final da visita a cidade foram acompanhar o andamento das obras de reforma da Escola Municipal Maria de Oliveira Menezes, que estão sob a responsabilidade do estado e constam de construção de sala, quadra de esportes e dois banheiros.
Amélia Rodrigues
Agenda do deputado começou na tarde de sexta-feira (20), com a visita as irmãs religiosas missionárias Coração de Maria.Ele ouviu da irmã Auxiliadora as dificuldades, as alegrias, planos para o futuro, do Educandário Imaculado Coração de Maria, um colégio criado em 1989 pela Irmã Felicina, uma italiana que está no Brasil há 50 anos e a 33 em Amélia Rodrigues. Estudam atualmente nesta unidade de ensino 915 alunos.
O prédio onde funciona a escola conta com espaço para administração, salas da aula, sala de audiovisual, sala de informática, biblioteca, parque infantil, cineco (cinema ecológico), auditório, quadra poliesportiva, capela e cantina Segundo a Irmã Auxiliadora, o Educandário Imaculado Coração de Maria busca ser centro de excelência em Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II e “dessa forma, busca-se sempre aprimorar as três operações básicas da mente, ou seja, refletir, agir e avaliar”, concluiu.
Entusiasmada pelos projetos que, segundo ela, vem melhorando a vida das pessoas ao longo destes anos, Irmã Auxiliadora mostrou também os estúdios da rádio comunitária Lapa FM, que funciona em prédio anexo a escola e o terreno onde pretende construir um ginásio de esporte. “Enquanto houver sonho, a gente não envelhece”, falou Irmã que tem 82 anos de idade.
Santo Amaro
Atendendo ao convite das irmãs, o deputado foi ao Distrito de Oliveira dos Campinhos, onde funciona o Hospital Nossa Senhora da Vitória, mantida pela Santa Casa de Oliveira dos Campinhos, fundada por um grupo de padres há 145 anos. A instituição vem passando por uma seria crise de manutenção que começou no final de 2014, com mudanças nos repasses do SUS que gerou esta crise nacional.
Redação CN