A igreja católica de Conceição do Coité realizou na manhã deste domingo,29, a tradicional procissão e missa de ramos, quando centenas de fiéis participaram dos atos religiosos que iniciou com a procissão pelas principais ruas do centro da cidade e finalizou com a missa, cujo altar foi montado ao lado da Igreja matriz.
Segundo o padre Charles Santana Bastos, o sentido da festa do Domingo de Ramos tratar tanto da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém montado no jumento, e depois recordar sua Paixão, é que essas duas datas estão intensamente unidas. A Igreja recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como rei pela multidão no domingo, é crucificado sob o pedido da mesma multidão na sexta. “Assim, o Domingo de Ramos é um resumo dos acontecimentos da Semana Santa e também sua solene abertura.” Peço que toda comunidade católica silencie, reflita, ore, jejue bastante nessa semana”, conclama o vigário.
O simbolismo do jumento pode ser uma referência à tradição oriental de que este é um animal da paz, ao contrário do cavalo, que seria um animal de guerra. Segundo esta tradição, um rei chegava montado num cavalo quando queria a guerra e num jumento quando procurava a paz. Portanto, a entrada de Jesus em Jerusalém simbolizaria sua entrada como um “príncipe da paz” e não um rei guerreiro.
Benção do vigário ao ramo usado na procissão
A tradição de milênios ainda são cultuados hoje em dia pelos fiéis que pedem que o sacerdote benzam as folhas de palmeira e levam para casa onde são guardadas para serem queimadas na Quarta-feira de Cinzas do ano seguinte. A Igreja Católica considera as folhas abençoadas como sagradas.
Essa crença permanece viva para a dona de casa Lindalva da Silva Mascarenhas que ao final da celebração pediu ao padre Charles que desce a benção ao ramo que ela segurou durante da procissão e missa.” Agora vou guardar em minha casa e levar uma parte para os meus filhos, em Santos – SP, pois sou seguidora da minha igreja católica e me sinto fortalecida em receber a benção”, falou com muita felicidade Dalvinha como é conhecida.
Quem deu uma boa dica para o ramo bento foi a aposentada Felismina Sampaio,80 anos, moradora do Bairro Mansão da Paz, antes chamado Fazenda Jericó. Segundo ela, participa das missas e procissões desde jovem, e na procissão de ramos sempre usou o que chama de ‘pindoba benta’ para se proteger das ventanias.
“Agora que a gente não ver muito por aqui, mas no passado a gente colocava atrás da porta quando surgia a ventania e os redemoinhos, aliviava e nada acontecia com nossa casa. No ano que vem vai estar seca e a gente vai queimar, pegar a cinza para fazer o sinal da cruz na testa na quarta-feira de cinzas”, contou Dona Lili como é conhecida.
Preocupação com o futuro da igreja
Dona Lili garante que desde os 25 anos saía do Jericó para participar de atividades religiosas e andava mais de 3 quilômetros a pé e com filho no colo, disse que ver com tristeza o crescimento da população, mas não ver muito crescimento do povo em busca da religião, de modo especial a sua.” A juventude não quer saber de igreja, se observar numa celebração dessa vai encontrar mais pessoas idosas, e é por isso que vem acontecendo tanta coisa ruim no mundo, os jovens não buscam o caminho que leva a Deus.Tenho 25 netos, não vi nenhum aqui, fico muito triste por isso”, lamentou a beata.
Programação da Semana Santa
Segunda feira
Via Sacra às 19h30 saindo da igreja matriz à rua Carijé.
Terça feira celebração do envio das imagens Nsa Sha das Dores (maternidade)e Senhor dos Passos (hospital português) 19 : 30 na igreja matriz.
Quarta feira
Encontro de Nsa Sha Com Jesus. Os homens saindo do hospital português e as mulheres saindo da maternidade para se encontrar na igreja matriz.
Quinta feira
Celebração do lava pés as 19 : 30 na igreja matriz e depois a procissão do fogareo indo para Comunidade do Cruzeiro.
Sexta feira da paixão
Adoração começa as 6: 00 com o ofício e se entende até 3 da tarde onde tem a celebração da paixão.
Sábado de aleluia
Missa às 21: 00
Domingo de Páscoa
Missa às 9:00 da manhã.
Redação CN / Fotos: Raimundo Mascarenhas e Paulo Marcos