A deputada estadual Fátima Nunes (PT) voltou satisfeita da cidade de Paripiranga onde participou das comemorações do dia Mundial da Água, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992 com objetivo de abrir uma discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.
A parlamentar destacou a importância da audiência pública organizada pela sociedade civil no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o tema foi A ÁGUA, com a participação da EMBASA e a tarde foi às comunidades de Lagoa Seca, Pau de Colher e Antas da Roça, onde será construída uma adutora para levar água doce “um sonho de toda aquela gente”, falou Fátima.
Houve também a participação maciça da população que se beneficiou com o Programa do Governo, Água para o Sertão.”Na oportunidade fui visitar o amigo e forte liderança comunitária, Zé de Daniel, onde fizemos um levantamento das comunidades que ainda precisam ter acesso à água”, ressaltou a parlamentar.
A extensa agenda terminou com um jantar na comunidade de Conceição da Campina, que completou 150 anos, onde foi inaugurada a primeira etapa do projeto.A comunidade pela primeira vez, teve o privilégio de tomar banho de ducha ( Chuveiro ) e a palavra de ordem mais ouvida e citada pelo povo era ¨ ‘obrigado governador’
Entusiasta deste projeto, a petista falou ao CN que o Águas do Sertão aproveitará o grande potencial hídrico subterrâneo do Aquífero Tucano, avançando na universalização da oferta de água nas sedes municipais de Cícero Dantas, Fátima, Heliópolis, Paripiranga e 22 povoados, beneficiando 82.932 habitantes e estão sendo investidos R$ 78,4 milhões, recursos dos governos Federal e Estadual. “Aqui é segunda etapa deste projeto, o primeiro já foi inaugurado e foi um dos momentos mais feliz de minha vida, era água jorrada dos canos e Deus mandando chuva das nuves”,lembrou Fátima e na ocasião o Calila Noticias esteve lá (relembre)
Fátima aproveitou a presença da equipe do CN e agradeceu ao gerente Regional da EMBASA em Alagoinhas,Joselito Cerqueira dos Santos e do gerente de Operação Sílvio Murta que participaram de todas as atividades, além do vereador José Wilson de Santana (PT) e do presidente do STR José Hildo.
Ela concluiu a conversa com a equipe do CN dizendo que é prioridade do governo promover a democratização do acesso à água para a população do semiárido. A obra inaugurada com a presença da parlamentar faz parte do sistema aditivo de Adustina que consiste em três reservatórios, 31 km de adutoras, 380 km de rede de distribuição e mais de cinco mil ligações domiciliares e beneficiará cerca de 25 mil pessoas em Adustina e mais 57 localidades dos municípios de Fátima, Heliópolis e Paripiranga. Nesta obra, o governo está investindo mais R$ 18 milhões.
“Voltei para Salvador muito feliz e com a missão cumprida, pois a minha cidade sertaneja, Paripiranga, está sendo atendida em suas demandas pelo nosso Governo, e principalmente com o bem mais precioso que nós temos,a água.As novas gerações de jovens sertanejos Paripiranguenses, estão vivendo uma nova realidade em nosso sertão. E mais uma vez eu digo – Obrigado Governador Rui Costa”.Finalizou.
Redação e fotos CN / Assessoria parlamentar através de Decio Icó