A prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), foi reempossada na noite de quarta-feira (04), como presidente da União dos Municípios da Bahia – UPB. Outros 16 prefeitos também tomaram posse durante solenidade realizada com a presença do governador Rui Costa que garantiu uma reunião dos secretários estaduais com os presidentes de consócios intermunicipais e associações regionais na sede da UPB uma vez ao mês.
“Estamos inaugurando uma sala para que os secretários discutam as demandas regionais e a gente diminua esse espaço entre planejar e executar”, explicou Maria Quitéria, que defendeu a necessidade da UPB ter mais espaço na construção das políticas públicas. “Para que tenhamos a sociedade fortalecida com ações do governo do estado, do governo federal, mas principalmente executada pelos municípios”, ressaltou.
Também foi empossado o Conselho Consultivo, composto por prefeitos, os quais também presidem os consórcios públicos e associações regionais. O Conselho Consultivo, ao apresentar as demandas, irá fortalecer a entidade, afirmou Maria Quitéria. “As decisões não serão tomadas por uma diretoria de 17 integrantes, mas sim por pessoas que lidam todo dia com os problemas dos municípios e regiões”.
Quitéria falou sobre a reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na manhã de terça-feira (24) onde pediu o apoio da Casa para votação de propostas que permitam maior governabilidade aos municípios baianos e brasileiros e apresentou itens da pauta prioritária definidas pelos prefeitos e obteve resposta positiva para algumas delas. Ela disse também que a Câmara irá instalar nos próximos dias duas comissões especiais para discutir o pacto federativo e a Lei de Licitações (8.666/93).
Ao Calila Noticias a socialista disse também que se reuniu, juntamente com prefeitos baianos, com a bancada de deputados e senadores da Bahia “É um início de uma nova legislatura e esse diálogo é essencial para que o Congresso Nacional decida com base na realidade dos municípios porque, nesse momento, precisamos de condições para governar”, afirmou Quitéria.
O governador Rui Costa, acompanhado do vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão, anunciou que vai instalar no Centro Administrativo (CAB) um escritório de projetos em parceria com a União de Municípios da Bahia para auxiliar as prefeituras na captação de recursos.
Durante o evento Rui Costa disse que vai se reunir com a União dos Municípios da Bahia e os consórcios para firmar mais uma grande parceria, que é a instalação dos consórcios municipais de saúde, onde irá fortalecer a relação do Estado da Bahia com os municípios, tendo como intermediação estes consórcios que vão regionalizar a saúde no estado.
Redação CN * Fotos: Deivdy William