A sessão especial extraordinária realizada na manhã desta terça-feira (24) na cidade de Riachão do Jacuípe prestou homenagens às mulheres pela passagem do mês de março e do dia internacional da mulher (08 de março). O requerimento solicitando a sessão especial foi indicado pelas vereadoras Catarina do Hospital e Clécia Ferreira.
Estiveram presentes na solenidade, a deputada Estadual Neuza Cadore (PT), e a vereadora de Conceição do Jacuípe Juliene Vieira. O vereador Zil de Barreiros falou pela bancada da situação passando uma mensagem em homenagem as mulheres, e o presidente da Casa, vereador Celinho também fez discurso e prestou homenagem às mulheres.
As homenageadas da sessão especial representando todas as mulheres jacuipenses foram as senhoras “Jane do Amendoim” e “Dona Ivonete”, ambas vendedoras ambulantes que são exemplos de luta e garra da mulher para sustentar sua família. A Prefeita Tânia Matos e as quatro secretárias da cidade, pois que, de sete secretarias do município, quatro são comandadas por mulheres, e as mesmas se fizeram presentes na sessão especial. Todas as falas foram voltadas a homenagens e mensagens de luta, fé, força e delicadeza das mulheres.
O Dia Internacional da Mulher e a data de 08 de março são comumente associados ao fato histórico de uma manifestação das operárias do setor têxtil nova-iorquino ocorrida em 08 de março de 1857 (segundo outras versões, em 1908), quando trabalhadoras ocuparam uma fábrica, em protesto contra as más condições de trabalho. A manifestação teria sido reprimida com extrema violência, segundo essa versão, as operárias foram trancadas dentro do prédio, o qual foi, então, incendiado, cerca de 130 mulheres morreram no local.
A idéia de criar o Dia da Mulher surgiu nos primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. Inspirada por esse espírito, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs à Segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague no ano de 1910, a instituição e criação do Dia Internacional da Mulher.
Redação CN / Informações e fotos: Hora da Verdade/Alana Adrielle