Representantes da Polícia Militar se encontraram com pais de alunos da rede pública municipal de Riachão do Jacuípe, na última quarta, 15, para apresentar ações do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) que possui alcance nacional e foi implantado nas escolas jacuipenses em 2008, pelo Sargento Noé, após passar por formação específica em Brasília.
O Proerd consta de um encontro com alunos do Nível Fundamental, uma vez por semana, quando o policial formador desenvolve um plano de aula voltado para prevenir a vulnerabilidade dos alunos ao campo aberto do uso e tráfico de drogas lícitas e ilícitas. Os policiais informaram que tudo é feito sob um ponto de vista pedagógico, a fim ajudar a comunidade escolar a ver na Polícia Militar uma aliada na busca pela paz e não o contrário.
Em Riachão do Jacuípe, o Proerd forma em média 200 alunos a cada trimestre e o itinerário formativo é encerrado com certificação para as turmas, além de um concurso de redação que oferece premiação significativa. Participaram da atividade, no CRAS, além do próprio coordenador Sargento Noé, a prefeita Tânia Matos, a secretária de Educação,Ana Rita Rios, os capitães Campodônio e Araújo Lima, que é coordenador geral do programa em nível regional, a vereadora Clécia Ferreira e o assessor do Deputado Joseildo Ramos, José Avelange Oliveira, entre outros.
Incialmente foram apresentadas informações básicas relativas ao programa, em seguida o público pode intervir na discussão e tirar dúvidas. O encontro foi finalizado com a sinalização de mais apoio por parte da administração municipal e a assessoria do Deputado Joseildo também assegurou irrestrito apoio às iniciativas que visam à prevenção da violência e dos problemas decorrentes do uso de substâncias psicoativas, em Riachão do Jacuípe.
Da Redação