Em Assembleia Geral, na ultima terça-feira,28, na sede da União dos Municípios da Bahia – UPB, presidentes e vices dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia, num total de onze presidentes, seis secretários executivos, além de representantes municipalistas e do governo do Estado, diretor de planejamento territorial da Secretaria de Planejamento,Thiago Xavier, elegeram por unanimidade o prefeito de Serrinha e presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal – CONSISAL, Osni Cardoso, à presidência da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBAHIA).
A formação da diretoria conta ainda com o vice-presidente institucional, Joaquim Mendes de Sousa Júnior (presidente CDS Médio Sudoeste), vice presidente administrativo, Railton de Oliveira Ramos (presidente do Cimurc), tesoureiro, Lenildo Alves Santana (presidente CDS Litoral Sul), 1º suplente, Charles Fernandes Silveira Santana (CDS do Alto Sertão) e 2º suplente, Jonival Lucas Júnior (CDS território do Recôncavo).
Para Osni, “o momento do consórcio na Bahia é muito bom na quantidade existente e os que serão criados com a nova política do Estado. A Federação vai nivelar o conhecimento e conseguir novos recursos e lutar pelo marco legal para o consórcio ser protegido”.
Depois da constituição da Federação, da aprovação do estatuto social, do local da sede da associação (Salvador) e da eleição dos membros da Diretoria, foram apresentados aos presidentes de consórcios fontes alternativas de energia renovável e a questão do resíduo sólido..
Ascom – UPB