A abertura do 1º Sínodo da Diocese de Serrinha aconteceu na manhã deste domingo, 31, com celebração na Catedral. Trata-se de uma série de encontros e assembleias com padres e leigos de todas as paróquias da Diocese, com a finalidade de discutir a realidade da igreja e propor ações para evangelização.
O Sínodo Diocesano convocado por Dom Otorino Assolari, tem como lema ‘Unidos Para Uma Evangelização’, faz parte da comemoração dos dez anos da Diocese e vai reunir nas assembleias, mensalmente, até dezembro, cerca de 150 pessoas, entre padres sinodais, leigos, delegados e religiosos das paróquias.
Assolari convidou padres e delegados das paróquias de Serrinha (Catedral e Bom Pastor), Coité, Teofilândia, Biritinga, Ichu, Barrocas, Valente, Retiro, Riachão, Tucano, Euclides da Cunha, Gavião, Santaluz, Quinjingue, Creguenhem e Lamarão, para a celebração que marcou o início do Sínodo e contou com a presença de muitos fiéis de toda região.
Deputado Presente – O deputado Alex da Piatã (PMDB) católico assíduo, participou da missa de abertura do Sínodo, a convite de Dom Otorino Assolari. “É um evento grandioso, que envolve todas as paróquias da Diocese e muito importante para a comunidade católica da região, pois através do Sínodo, vamos discutir as ideias e encaminhar ações para a missão da igreja, que é evangelizar”, comentou.
Concessão de uso – Durante a missa, o prefeito Osni e o bispo Otorino Assolari assinaram o termo de uso da Praça Miguel Carneiro, que fica em frente à Catedral de Serrinha. Depois de aprovado na Câmara, o termo de comodato foi oficialmente sancionado pelo prefeito. Segundo o bispo, a igreja pretende revitalizar a praça e realizar eventos da Diocese no espaço.
Redação e Fotos: Teones Araujo