O primeiro Encontro Territorial da Juventude da Bacia do Jacuípe realizado no último sábado, 23, reuniu participantes de nove municípios na cidade de Baixa Grande. A atividade teve como objetivo discutir a conjuntura nacional e regional, bem como estimular a articulação da juventude para lutar por seus direitos e construir novos sonhos e perspectivas.
Durante a programação, os jovens abordaram questões diversas como a importância de fazer o bom uso das tecnologias da informação, o perigo das drogas, o mercado de trabalho e destacaram a melhoria no acesso à educação superior. Também teve destaque no encontro o debate sobre a violência contra a juventude negra e o PL 171, que trata da redução da Maioridade Penal.
A participação política através da organização coletiva foi um dos pontos ressaltados por vários participantes, que tiraram entre os encaminhamentos a formação de grêmios estudantis nas escolas e a formação dos conselhos municipais da juventude. A estudante do segundo ano do Colégio Estadual de Quixabeira, Akemily Rios, de 17 anos, teve a oportunidade de participar pela primeira vez de um encontro com outros jovens e elogiou a atividade.”Achei uma experiência boa, principalmente pela qualidade dos debates e das propostas apresentadas”, afirmou. Quixabeira, Gavião, Baixa Grande, Pintadas, São José do Jacuípe, Nova Fátima, Riachão do Jacuípe, Macajuba e Nova Redenção também mandaram representantes.
O encontro teve a presença da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), do Coletivo KIZOMBA (movimento estudantil universitário), e dos mandatos da Deputada Estadual Neusa Cadore e do Deputado Federal Afonso Florence.
Lourivânia Soares