O Município de Nordestina um dos 20 que compõe o Território do Sisal comemorou no último sábado, 09, o 30º aniversário de emancipação política e administrativa, e como acontece em todo ano, as atividades festivas começam às 05h com alvorada e só termina na madrugada do dia seguinte, ou seja dia 10 de maio.
Mas algo que já é uma das maiores tradições do Município, da Bahia e do Brasil é o imenso bolo que é cortado em praça pública, cuja iguaria ganha um metro a cada ano, como aconteceu este ano. a prefeitura mandou fazer um bolo em dupla camada com recheio medindo 30 metros de comprimento por 60 centímetros de largura e 10 centímetros de altura.
A professora Adriana Guimarães Peixinho (destaque) disse que voluntários da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Educação foram responsáveis pela confecção do bolo que precisou de 24 horas ininterruptos para ficar pronto, ela não soube calcular o peso do bolo, mas disse que foram investidos cerca de R$ 6 mil.
De acordo com o prefeito Wilson Matos conhecido popularmente por Ito, ele que está no seu quarto mandato, a tradição do corte do bolo começou na sua primeira gestão quando o município tinha treze anos, “ a gente sempre comemorava e o que simboliza um aniversário é o bolo, então fizemos um com treze metros que agradou a população e me comprometi a fazer nos anos futuros e aumentando em um metro a cada ano, teve quatro anos de Geraldo Guimarães ele deu continuidade e voltei a governar e estamos mantendo a tradição que acaba sendo um atrativo e depois que contamos os parabéns o bolo é fatiado e distribuído para todos que estão presente na praça”, contou o prefeito.
Antes de cantar os parabéns o prefeito fez questão de parabenizar a toda população e disse que foram trinta anos de avanço e cada gestor e vereador que passou deu sua contribuição, e por isso Nordestina se encontra entre os melhores da Bahia. “Até os vereadores de oposição entendem que se o projeto é bom para o município eles votam favorável e o exemplo disso foram os projetos do executivo encaminhados para a Câmara tivemos a aprovação com votos deles”, reconheceu o prefeito.
Outro assunto que o prefeito destacou foi o que ele considerou município privilegiado, de ser o único dos mais de 5.500 municípios brasileiros onde será explorado o diamante.” Se a gente tem avançado até hoje, imagine depois que iniciar a exploração do diamante?” finalizou o prefeito.
Veja o que aconteceu no feriado municipal de aniversário
5 h. Alvorada
6 h Corrida Comemorativa. Feminina e masculina.
9 h Missa Festiva de Ação de Graças…
10h30hs Hino e hasteamento das bandeiras (apresentação da Filarmônica de Nordestina).
Exposições, Apresentações Culturais e esportivas e Feira de Saúde…
15h Abertura do Campeonato Municipal de Futebol (Estádio)
18 hs Corte do bolo e apresentação das bandas musicais Nordestina e Itiúba.
apresentação em telão.
Show Musical – Os Clones, Namoro On Line, Som de Luxo.
Na noite anterior (dia 8) aconteceu Louvor e apresentação da dupla Ruan e Rudinei que para o vereador Marcos Batista foi muito importante para abençoar a festa, ele lembrou que no ano passado após o corte do bolo chegou a noticia da um grave acidente que envolveu três pessoas de nordestina, uma delas morreu entre o contorno da cidade na BA 120 a Cansanção.
Redação CN/ fotos: Raimundo Mascarenhas