A Prefeitura de Monte Santo entregou no fim da tarde de sábado (16), 4.500 metros de pavimentação em paralelepípedo e o melhoramento no sistema de iluminação pública do Povoado de Riacho da Onça, distante cerca de 13 km da sede. A obra de pavimentação, orçada em R$ 600 mil, foi realizada com recursos próprio e corresponde à primeira etapa do projeto que beneficiou, além do Riacho da Onça, algumas ruas do povoado de Jenipapo de Baixo, que será entregue nos próximos dias.
O prefeito Jorge Andrade chegou à comunidade ás 17h acompanhado dos secretários e dos vereadores que fazem parte da bancada da situação e percorreu todas as ruas beneficiadas e conversou com os moradores. Na eleição de 2012, o progressista obteve 87% dos votos válidos nesta comunidade e no plano de governo apresentado na época e o compromisso firmado com a comunidade, na hipótese de eleito, executaria esta obra reivindicada pelos moradores.
A primeira etapa de calçamento da comunidade foi executada pelo então prefeito Ariston Andrade e depois, numa extensão bem maior, em 2003, o atual prefeito Jorge Andrade, na época exercendo seu terceiro mandato. “É uma obrigação e um prazer fazer estas obras”, externou Queridinho, como é conhecido.
Foram beneficiadas as ruas Saída da Maravilha, Aricrito, Caixa d’Água e dos Evangélicos. As donas de casa Eva Souza Santos, 44 anos, Maria José, 60 e Valdomira Alves, 31, residentes na Rua Saída da Margarida, se emocionaram ao encontrar com o prefeito Jorge José de Andrade (PP) e relatar a situação com viviam durante todo ano, ou seja, se no período de seca, muita poeira e não conseguiam deixas as casas limpas e se no período de chuva, a exemplo do sábado que choveu bastante, muita lama.
No palanque, falando para os moradores da comunidade, o prefeito explicou as dificuldades de conservação das estradas por causa da extensão territorial de 3.400 km² e a pouca quantidade de máquinas. “Estamos concluindo os trabalhos em uma região bem distante daqui e logo chegará à vez desta região e iremos realizar um trabalho de qualidade, inclusive encascalhando boa parte”, prometeu o prefeito.
Aproveitando a presença da equipe da Secretária de Saúde que realizou um mutirão durante todo o dia, o prefeito dedicou um bom tempo do pronunciamento falando dessa importante área de Governo. Jorge disse que irá adaptar o antigo prédio escolar em um posto de saúde, falou sobre a reforma do Monsenhor Berenguer, onde serão investidos R$ 4 milhões, obra que será licitada e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está sendo construída. “Estamos providenciando remédios para todos os postos médicos”, falou Jorge Andrade.
Ele disse também que se relaciona bem com os prefeitos da região e irá lutar para que Monte Santo seja escolhido como sede para instalação de uma policlínica que será construída através de consórcios que permitirá uma gestão mais moderna e inovadora do sistema de saúde para que o paciente possa permanecer na sua região tendo atendimento, completo e integrado, com elevado grau de resolutividade.
“A proposta é que o Estado seja o responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de cofinanciar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear o restante”, falou Jorge ao CN.
Sobre a eleição de 2016, ele não descarta a possibilidade de disputar a reeleição e falou da união do grupo, inclusive do bom relacionamento com o empresário Sidnei Ferreira Dias, (PSC), mais conhecido por Sidnei do Hiper Real. “Sidnei é nosso amigo e está conosco aqui neste evento. “Ele foi nosso convidado”, externou o prefeito.
O vereador Ernesto de Santana Silva (PTB), o mais votado na comunidade em 2012, obtendo 137 votos, dos 1.122 votos (3,81%), que lhe credenciou a segunda posição entre os eleitos, destacou a popularidade do prefeito e sua sensibilidade com os problemas do povo. O vereador lembrou que a atual administração está executando o maior projeto de pavimentação em paralelo da história do município. Ernesto tem origens familiares na comunidade e aproveitou para agradecer as obras realizadas e reivindicar a construção de uma praça e a reforma da quadra poliesportiva.
Na segunda posição entre os eleitos que mais recebeu votos em Riacho da Onça, vereador Pedro de Almeida Jesus (PSC), falou da força dos evangélicos na comunidade e solicitou do prefeito a extensão do calçamento para Rua das Olarias.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas
Veja outras fotos