As inscrições para a seleção dos 6.145 professores para atuarem na rede estadual, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), foram prorrogadas para quarta-feira (01/07). Não haverá mudança na data de realização das provas, marcadas para o dia 26 de julho. A entrada dos educadores em sala de aula está prevista para acontecer neste segundo semestre. As inscrições devem ser feitas no site da Consultec, até às 17h do dia 01 de julho.
Do total de 6.145 vagas para esta seleção Reda, 4.616 são para a Educação Básica, 1.282 para a Educação Profissional e 247 para a Educação Indígena. Das vagas disponíveis, 30% são reservadas a candidatos negros e 5% a pessoas com deficiência. O diferencial deste processo é a seleção por área do conhecimento. Para a capital e Região Metropolitana de Salvador, é exigida formação em nível superior em licenciatura plena. Para o interior do Estado, podem participar, também, profissionais de nível superior com bacharelado, visando assegurar o atendimento às escolas estaduais em municípios onde faltam professores com licenciatura plena para determinadas áreas do conhecimento.
“A seleção Reda para professores tem por finalidade a contratação emergencial por tempo determinado (dois anos, prorrogável por mais dois anos), com o objetivo de regularizar a situação dos docentes da rede estadual. Este processo está alinhado à proposta do Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, visando assegurar a melhoria da qualidade da educação nas escolas públicas, que passa pela valorização dos profissionais da educação”, explica a superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação do Estado, Ana Catapano.
ASCOM